Em Ciudad del Este, nova sessão da Câmara deve escolher prefeito nesta terça. Com segurança reforçada

Na sessão desta segunda, manifestantes conseguiram entrar na Câmara e obrigaram o vereador Kelembu a fugir do local com escolta da polícia. Outros dois vereadores escaparam por uma janela.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Cláudio Dalla Benetta

A segurança deve ser reforçada na Câmara de Vereadores de Ciudad del Este, nesta terça-feira, 12. Os vereadores se reúnem em sessão extraordinária para escolher o prefeito interino, que ficará no cargo até as eleições, marcadas para 5 de maio.

Na sessão desta segunda, os vereadores se limitaram a ouvir a leitura da notificação da Câmara de Deputados que destituiu Sandra McLeod.

Mas houve tensão e entrevero, com manifestantes forçando a entrada na Câmara. E isso pode se repetir nesta terça (aliás, só haverá eleição se houver quórum mínimo. Caso os vereadores não se acertem para a escolha do interino, a Câmara de Deputados vai designar um funcionário para ficar no cargo até maio.

O vereador Celso Miranda "Kelembu", que foi "eleito" prefeito por colegas em sessão não reconhecida oficialmente, foi xingado por manifestantes, que o perseguiram chamando-o de "traidor". 

Durante a sessão, o presidente da Câmara, Herminio Corvalán, perguntou se ele estava ali como vereador ou prefeito. Ele disse que estava como vereador e, ao jornal Vanguardia, afirmou que vai "respeitar o que foi decidido pela Câmara de Deputados".

Com escolta

Celso Kelembu, em foto do Vanguardia.

Kelembu teve que sair da Câmara escoltado pela polícia, enquanto outros dois vereadores, Javier Bernal e Ángel Núñez, saíram pela janela do prédio, pra não enfrentarem os manifestantes, que não arredaram pé desde as primeiras horas da manhã até o fim da sessão, informou o Última Hora.

Já o ABC Color conta que Kelembu afirmou ser "o prefeito legítimo", e que não sabe se estará na sessão desta terça pra votar, embora garanta que tem os votos pra voltar ao cargo que ganhou na surdina, mas não desfrutou. 

"Aqui é uma luta de poderes. Frente Guasu quer o cargo,  Paraguayo Cubas quer o cargo, claro. Eu também quis e ganhei. Venci mas os deputados me atrapalharam", disse o polêmico vereador.

E confessou que pode participar das eleições de maio, se tiver apoio de um dos partidos grandes, como o Colorado Añetete. 

Ele garantiu ao jornal que nunca negociou com os Zacarías, mas sim com "os vereadores zacariístas", o que pra ele é diferente. "Nós já derrubamos os Zacarías, eles estão liquidados, vão ser presos, vão pra cadeia, por que eu não posso falar com os meus colegas?", perguntou.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.