Empresa brasileira vai investir US$ 800 milhões em fábrica “verde” no Paraguai

O investimento será numa usina que vai produzir produtos “verdes” que substituem o óleo diesel e o querosene.

Apoie! Siga-nos no Google News

O grupo EBC, do empresário Erasmo Battistella, vai investir cerca de US$ 800 milhões na construção de uma fábrica de diesel e querosene "verdes", a partir do óleo de soja.

O óleo vegetal hidrotratado e o querosene parafínico sintético podem substituir o óleo diesel convencional e o querosene produzido a partir do petróleo. Inicialmente, a produção será destinada à exportação a países europeus.

O empresário esteve nesta quarta-feira, 4, em audiência com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, para conversar sobre o andamento do projeto da usina, que terá capacidade para 20 mil barris ao dia de óleo vegetal hidrotratado (HVO) e querosene de aviação renovável.

O empreendimento foi oficialmente anunciado em fevereiro do ano passado. Segundo a ministra paraguaia de Indústria e Comércio, Liz Cramer, será “o maior investimento privado, em um só projeto, na história do Paraguai”.

"Este investimento está se concretizando em diferentes etapas e marcará um marco na história não apenas da indústria, mas globalmente, por causa da conotação que possui", disse a ministra.

O empresário brasileiro informou que a construção da usina vai começar entre março e abril do ano que vem, gerando cerca de 3 mil empregos diretos. Quando for concluída, em 2022, a usina gerará 2.400 empregos.

Battistella disse ao presidente paraguaio que a usina ficará mesmo na cidade de Villeta, a 45 km de Assunção. O terreno já teria sido escolhido e os pedidos de licença ambiental para o início das obras já teriam sido protocolados.

Também já haveria definição de dois bancos internacionais que ficarão responsáveis pela estruturação financeira do projeto.

A usina, que vai se chamar Ômega Green, gastará muito menos energia do que as projeções iniciais apontavam. As estimativas sobre o consumo de eletricidade da planta foram reduzidas de 300 megawatts (MW) para 40 MW.

O prazo para que a obra comece é o primeiro semestre de 2020 e a usina deverá atingir plena capacidade a partir de 2022.

Battistella afirmou que o projeto transformará o Paraguai num dos maiores produtores de biobombustível do mundo e contribuirá para tornar a matriz energética do país em uma das mais sustentáveis do planeta.

O investimento, segundo ele, está sendo viabilizado pelo apoio do governo e pelas condições favoráveis que o Paraguai oferece, como segurança jurídica, crescdimento estável e impostos baixos.

A empresa ECB Group, fundada en 2011, é uma holding agroenergética encabeçada por Erasmo Carlos Battistella, um dos maiores produtores de biocombustível do Brasil, com 20 anos de experiência no setor e em energias renováveis.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.