Empresário curado de covid-19 doa R$ 540 mil pra hospital de Itaipu beneficiar pacientes do SUS

A doação é um reconhecimento e agradecimento ao serviço prestado no centro hospitalar, onde ele ficou internado 17 dias.

Apoie! Siga-nos no Google News

O empresário José Marcos Sarabia — primeiro paciente internado na Unidade de Tratamento Covid do HMCC — e seus irmãos, Paulo e Antônio, vão fazer a doação de R$ 540 mil à Fundação Itaiguapy, que administra o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional.

O valor será destinado a projetos voltados ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade da entrega simbólica do cheque será nesta segunda-feira, 29, às 15 horas.

O valor doado será aplicado em diferentes frentes, como na realização de testes de covid-19 em todos os pacientes oncológicos do SUS com indicação de internação, na aquisição de materiais como cadeiras de rodas, roupas de banho, cobertores, toalhas e medicamentos de alto custo e, também, na estruturação de uma ala exclusiva para os cuidados paliativos.

O Grupo Sarabia também doará 3 mil litros de álcool em gel, para ajudar a impedir a propagação do vírus.  

“Como é do conhecimento de muitas pessoas, eu fui uma das vítimas da pandemia, fui infectado pelo coronavírus. Ao passar por atendimento no Costa Cavalcanti, pude perceber o propósito e a seriedade da instituição, e isso gerou uma grande confiança em todo trabalho desenvolvido por eles”, disse o CEO do Grupo Sarabia, que passou dez dias, dos 17, em Unidade de Terapia Intensiva, em estado grave.

Mais uma alta hoje

Após oito dias de internamento pelo SUS, a alegria de ter alta. Foto Débora Black

Também nesta sexta-feira, 26, o paciente Armando Paulino, de 76 anos, teve alta no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC),  Ele ficou oito dias internado com covid-19, em estado grave.

Com o diagnóstico de pneumonia por covid-19 e insuficiência respiratória, o paciente foi transferido no dia 18 de junho de outro hospital da cidade, por ter como doença-base miocardiopatia hipertensiva. Internado pelo Sistema Único de Saúde, sem custos ao estado ou ao município, Armando recebeu tratamento multidisciplinar, segundo protocolo do Ministério da Saúde.

Foi mais um dia de grande emoção no HMCC, tanto para a equipe quanto para a família. Ao som de violino e aplausos, ele deixou o centro hospitalar.  “É mais uma grande comemoração à vida”, disse o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa.

Hoje, o hospital tem oito pacientes internados na Unidade de Tratamento de Covid-19. Seis são de leitos de UTI e dois de semi-intensivos. “No total, o HMCC conta com 27 leitos para tratamento exclusivo de covid-19, dos quais 30% estão ocupados”, frisou o diretor técnico do Costa Cavalcanti, Rodrigo Romanini.

Foz do Iguaçu

Até esta sexta-feira pela manhã, Foz registrava 562 casos confirmados da doença; 325 já estão recuperados, 211 estão em isolamento domiciliar, 18 pessoas internadas e o município teve oito óbitos.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.