Estatal paraguaia de eletricidade confirma “gatos” em parque industrial

O prejuízo com o roubo de energia chega a mais de R$ 300 mil por mês.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

A Ande, estatal paraguaia de distribuição de energia elétrica, constatou ligações clandestinas (os famosos "gatos") em empresas instaladas no Parque Industrial Mercosur, em Ciudad del Este. As perdas da estatal, pelo que já foi constatado, chegam a 500 milhões de guaranis por mês (mais de R$ 300 mil).

Segundo a Agência IP, os técnicos da Ande, acompanhados de uma promotora de Justiça, foram verificar os medidores de energia e constataram a fraude. A maior suspeita recai sobre a empresa Family Global S.A. 

Dos 220 medidores do local, 22 deles traziam consumo inferior ao real, o que provoca uma diferença de energia não faturada equivalente a 45% do total consumido.

Os responsáveis pelos locais que estavam presentes durante a inspeção foram notificados para regularizar a situação e informados sobre as consequências legais do roubo de energia. A pena prevista é de até três anos de prisão.

A Ande vai continuar atrás dos ladrões de eletricidade, que além de prejudicar os clientes regulares, reduzem a qualidade do serviço prestado, que sofre cortes constantes, e provocam perdas financeiras à estatal.

O preço da energia, bem mais barata que no Brasil, é o que atrai empresas ao Paraguai, principalmente próximo á fronteira. Mas, aparentemente, nem o que já é barato é suficiente para contentar alguns empresários.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.