H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Por: H2FOZ

Estudantes brasileiros em Ciudad del Este finalmente estão voltando ao Brasil

Estudantes brasileiros em Ciudad del Este finalmente estão voltando ao Brasil
(Foto: Wilson Ferreira/Última Hora)

Os estudantes brasileiros que residem no Paraguai, em situação regular, poderão sair do país pela Ponte da Amizade. Eles precisam se dirigir à aduana paraguaia e apresentar as carteirinhas brasileira e paraguaia. Caso apresentam só a brasileira, deverão pagar uma multa (equivalente a quase R$ 200), mas estão autorizados a sair do país vizinho.

Foi este o resultado de um acordo entre autoridades dos dois países, intermediada pelo consulado brasileiro em Ciudad del Este.

Desde o fechamento da fronteira com Foz do Iguaçu,  só podiam deixar o Paraguai os brasileiros que estavam no país de forma regular, enquanto para o ingresso só são aceitos paraguaios e estrangeiros com naturalização paraguaia, desde que cumpram quarentena.

O chefe do Posto de Controle Migratório, Adrián Mieres, disse que permitir a saída tornou-se uma questão humanitária, já que muitos dos estudantes, inclusive menores de idade, estavam sem recursos econômicos e, na grande maioria, em pânico por causa da pandemia de coronavírus.

Até o meio-dia desta sexta-feira, houve mais de 130 saídas, tanto de estrangeiros como de naturalizados.

Fonte: Última Hora e Polícia Federal

X