H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Exame da EJA on-line para o ensino médio abre inscrições

Exame da EJA on-line para o ensino médio abre inscrições
Inscrições e provas são realizadas no CEEBJA e em escolas que oferecem educação de jovens e adultos (Foto: Hedson Alves/Seed)

Por Paulo Bogler - H2FOZ

Estão abertas até o dia 13 de novembro as inscrições para a segunda etapa dos exames on-line da EJA (Educação de Jovens e Adultos), em 2018. A prova é válida para a certificação no ensino médio, sendo voltada para pessoas maiores de 18 anos de idade e que não tiveram acesso à educação na idade correlata. 

Em Foz do Iguaçu, as inscrições podem ser feitas no CEEBJA Professor Orides Balotin Guerra (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos), no centro. Os interessados também podem procurar os colégios Ulysses Guimarães (Jardim Panorama), Arnaldo Busatto (Três Lagoas) e Tancredo Neves (Morumbi).

Para a inscrição gratuita, basta apresentar o original e a fotocópia do documento de identificação. Nesta etapa, estão disponíveis as provas de Língua Portuguesa e Redação, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol, Filosofia, Sociologia, Geografia e História. 

Os exames serão aplicados em 3 de dezembro, no CEEBEJA e nos três estabelecimentos de ensino que oferecem a EJA. A redação é preenchida em folha à parte e corrigida pelos educadores da própria instituição que realizada a prova. 

Diretor do CEEBJA, o professor Paulo Marin explica que os candidatos respondem uma ficha disponibilizada no local da prova, e uma comissão avalia o pedido de inscrição. “A classificação é feita por uma equipe da própria escola, de acordo com critérios. Os selecionados já saem com lista do conteúdo que será cobrado no exame”, frisa. 

A certificação para o ensino médio é emitida por uma escola da rede estadual, com base nos critérios determinados pela Secretaria Estadual de Educação. A mesma orientação do órgão define critérios de aproveitamentos dos exames da EJA on-line anteriores.

Conforme a secretaria, a mesma resolução do órgão estabelece as regras para a validação do desempenho dos alunos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016, Educação de Jovens e Adultos regular, ou mesmo da Educação Básica regular, para obter a certificação no Ensino Médio.

CEEBJA Professor Orides Balotin Guerra
Rua Naipi, 237, Centro 
(45) 3572 7776
Funcionamento da secretaria das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 18h30 às 21h