Facções criminosas do Brasil atuam no Paraguai desde 1990

Primeiro foi o CV. Depois o PCC, que hoje domina a produção de maconha no país.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

O professor paraguaio Juan Martens, da Universidade Nacional de Pilar, doutor em Criminologia por uma universidade espanhola, conhece tudo sobre a atuação das facções criminosas brasileiras no Paraguai.

Em palestra proferida no Maranhão, conforme matéria publicada no Jornal Pequeno, de São Luís, Martens contou que o Comando Vermelho (CV) está presente no Paraguai desde a década de 1990, enquanto o Primeiro Comando da Capital (PCC) chegou ao país entre 2008 e 2009.

Juan Martens sabe toda a trajetória das facções criminosas. Foto Jornal Pequenoo

Ambos os grupos criminosos estão ali por um motivo óbvio: o cultivo e a "exportação" de maconha, principalmente para o Brasil.

O Comando Vermelho "reinou" até a chegada do PCC. Quando entrou no país, o CV simplesmente se apoderou das áreas de cultivo, por meio de ameaças aos moradores.

Já o PCC fez-se de "amigo", instalando-se nas comunidades camponesas e repartindo parte do dinheiro arrecadado. Para os camponeses, o cultivo de maconha é um meio de subsistência.

90% pro Brasil

Hoje, o PCC domina quase 100% das áreas de cultivo de maconha no Paraguai. Cerca de 90% da produção é enviada ao Brasil, abastecendo as "bocas de fumo" e os traficantes internacionais, segundo o professor.

O interessante é que todas as cadeias do Paraguai têm integrantes do PCC. E é nelas que, paradoxalmente, a organização criminosa se fortalece.

O PCC defende o preso que é agredido por guardas, reivindica questões humanitárias dentro da cadeia e ainda oferece mudanças na vida da prisão, doando materiais higiênicos como sabonetes, escovas e barbeadores.

Quando saem da prisão, muitos presos continuam na vida do crime, mas já como parte da facção. 

O professor Juan Martens fez a palestra na Universidade Estadual do Maranhão, em debates promovidos pelo Núcleo de Estudos em Processo Penal e Contemporaneidade.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.