Falha no sistema interligado provoca apagão na Argentina e no Uruguai

Ainda vai demorar muitas horas para que a luz volte ao país. As causas são desconhecidas.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

A Argentina amanheceu neste domingo (16) às escuras, o que inclui Puerto Iguazú. Um gigantesco apagão atingiu todo o país e afetou também o Uruguai. 

O blecaute ocorreu pouco depois das 7h, segundo os jornais argentinos. Uma das empresas de energia da Argentina divulgou nota, via Twitter, informando que o apagão foi provocado "por uma falha massiva no sistema de interconexão elétrica".

A Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricvas do Uruguai informou que "uma falha na rede argentina afetou o sistema interconectado, deixando sem serviço todo o território nacional".

O apagão deixou sem luz os 48 milhões de pessoas que vivem na Argentina e no Uruguai, e teria afetado também parte do Chile e do Paraguai, além do Sul do Brasil (mas não há informações sobre isso, nos sites brasileiros de notícias).

A falha ocorre em províncias argentinas onde haverá eleições, neste domingo, como a de Buenos Aires, Santa Fe, San Luis, Formosa e Tierra del Fuego.

O secretário de Defesa Civil da Argentina, Daniel Russo, disse à imprensa, duas horas depois do apagão, que o serviço estava sendo restabelecidos em algumas zonas do Sul do país, en Cuyuo e no Noroeste, e que a previsão era de que em seis ou oito horas tudo estaria funcionando normalmente.

A porta-voz da Edesur, Alejandra Martínez, informou que o sistema demoraria "várias horas" para ser restabelecido, porque "ainda não se sabem as causas".

Fontes: La Nación e La Razón

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.