Feira do Livro divulga nova programação

De 18 a 24 de outubro, evento com entrada gratuita vai reunir no Clube Gresfi mais de 20 escritores convidados; confira a programação.

Apoie! Siga-nos no Google News

A nova programação da 15ª Feira Internacional do Livro foi divulgada nesta segunda-feira (07), com o lançamento do site oficial do evento (feiradolivrodefoz.com.br). A FILFI acontecerá de 18 a 24 de outubro, no Clubes Gresfi, e da antiga programação, alguns nomes foram mantidos como é o caso da homenageada Conceição Evaristo, do poeta Fabrício Carpinejar, do escritor Cristóvão Tezza, do ilustrador Eloar Guazzelli, dentre outros.  

Entre as novidades estão o jornalista e escritor Ruy Castro, a poeta Luz Ribeiro e a escritora Heloísa Seixas. “Conseguimos manter alguns escritores e outros não, também por questões da alteração na data, mas acreditamos que os nomes confirmados representam muito bem a essência da Feira do Livro”, confirmou o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Além de convidados, escritores locais como Fábio Aristimunho Vargas, Dr. Akira Yamasita, Dr. Aiex, Márcio Dorneles Fontella, Thay  Zavadzki, Gilberto Dias e Carmen Barudi, também devem integrar a programação com lançamento de obras.

A escritora homenageada nesta 15ª edição, Conceição Evaristo fala ao público, dia 21 às 19h30, quando participa da mesa “Escrevivência, minha luta”, com a mediação de Angela Maria de Souza. No encontro, Conceição conta um pouco de sua história dentro e fora da literatura, destacando sua luta contra a pobreza e a falta de oportunidades para estudar.

Atrações

Entre os novos nomes confirmados, estão o escritor João Anzanello Carrascoza e a escritora Ana Paula Maia, que falam ao público dia 20, e discutem sobre a complexidade das metrópoles e seu retrato na literatura com o encontro “Violentas fronteiras urbanas”, às 17h.

O tema cidade também será cenário para o bate-papo entre os escritores Cíntia Moscovich e Cristóvão Tezza que falam sobre “A cidade e os livros”, no dia 22. Outro destaque será a participação dos premiados escritores Ruy Castro e Heloísa Seixas, que também dividem espaço na mesa; “A Convicção na palavra”, dia 24, quando falam sobre motivação para a escrita.  

Oficinas

Da programação inicial permanecem confirmadas as oficinas de Jornalismo Cultural, com José Castello e “A arte da crônica” com Luís Henrique Pellanda. Além dos convidados nacionais, a feira reserva uma programação especial para crianças e adolescentes com ministrantes locais. O edital para a participação atraiu diversos projetos, que foram analisados e aprovados. “O edital facilitou a participação de muitos artistas que já desenvolvem alguma ação voltada à cultura aqui na cidade e permitiu que pudéssemos conhecer outros, todos eles ligados à literatura, à arte, mantendo o foco nas crianças e adolescentes”, comentou a diretora de cultura, Thaísa Praxedes.

A programação inclui ainda contação de histórias, receptivo lúdico, lançamento de livros e shows musicais, poderá passar por alterações.

Estrutura

O Clube Gresfi, escolhido para abrigar a FILFI mantém seu valor histórico como primeiro aeroporto da cidade. A interação entre público e escritores será disposta em espaços especiais distribuídos pela feira. No prédio central, um grande espaço para palestras está reservado, assim como exposições, como a da Lixotec, que fará coleta de material eletrônico descartável e ministrará palestras e conversas sobre reciclagem.

No ginásio, uma feira permanente com 34 estandes fará comercialização de livros e publicações. O local também reservará espaço para a Biblioteca Municipal, assim como espaços de convivência e exposições de artistas locais. Além do ginásio, localizado ao lado do prédio histórico, salas e um domo serão instalados para receber os visitantes.

A exemplo de outros anos, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Vale Livro será distribuído alunos e professores da rede municipal de ensino que visitarem a feira. Ao todo, serão distribuídos R$ 400 mil em livros.

Realização

A Feira Internacional do Livro é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e Secretaria Municipal da Juventude. Com apoio institucional do SESC, Unioeste e Unila. Apoio da Câmara Municipal, Foztrans, Guarda Municipal, Guarda Mirim e BP3 – Lindeiros. Blue Park é patrocinador do evento.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.