H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Por: Foz do Iguaçu Destino do Mundo

Festival da Lua Cheia traz atrações culturais chinesas gratuitas para Foz

Festival da Lua Cheia traz atrações culturais chinesas gratuitas para Foz
Agenda começa com o Grupo de Tambores de Shanghai (Foto: Divulgação )

Foz do Iguaçu realizará a terceira edição do Festival da Lua Cheia, um dos mais importantes feriados do calendário chinês. O evento é promovido pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e pelo Centro Cultural da Ásia em São Paulo, com apoio do Ministério do Turismo e da Fundação Cultural, e tem como objetivo fortalecer os laços de amizade e atrair mais turistas chineses à cidade. O Grupo de Tambores de Shanghai Empireast Picture e o Grupo de Monges do Templo Shaolin são as atrações deste ano.

O Grupo de Tambores de Shanghai se apresenta no próximo domingo, 15, na Praça da Paz. A programação começa às 17h, com entrada franca. O show, que traz um pouco da tradição da cultura chinesa em ritmos e figurinos típicos, é o primeiro dos renomados artistas no Brasil. No portfólio do grupo consta apresentações durante os Jogos Olímpicos de Pequim, na Exposição Mundial de Shangai e na visita do príncipe William á China.

No dia 20, a partir das 19h, é a vez do Grupo de Monges do Templo Shaolin se apresentar no palco da Praça da Paz. O espetáculo, também gratuito, leva ao público a cultura das artes marciais chinesas, com performances do Kung-Fu Shaolin. No currículo da companhia constam espetáculos no Teatro Real da Inglaterra, além do Vienna Golden Hall (Áustria), Kremlin (Rússia) e Braddway (Nova Iorque, EUA).

Além do show aberto ao público, o Grupo de Tambores Shanghai Empireast Picture realiza uma apresentação, no dia 16, para representantes de órgãos chineses, autoridades e imprensa, no Parque Nacional do Iguaçu, tendo como cenário de fundo as Cataratas do Iguaçu.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, a realização do Festival da Lua Cheia em Foz contribui para fortalecer o fluxo turístico de chineses no destino e faz parte de um planejamento estratégico, em parceira com agências de viagens chinesas, para aumentar o fluxo anual de turistas chineses. No ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu, recebeu 18.371 visitantes da China.

“O Festival da Lua Cheia é um evento que veio para ficar. Já estamos na terceira edição. E este ano temos um motivo a mais para comemorar: o aniversário de 45 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. Queremos cada vez mais estreitar os laços de amizade, culturais e turísticos com os chineses, que são os maiores consumidores de viagens do mundo”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.