Finais dos Jogos de Aventura e Natureza movimentam a fronteira

Competição em Foz recebeu atletas de várias regiões do Paraná e do Paraguai, em disputas nas modalidades de canoagem, vela e skate.

Apoie! Siga-nos no Google News

A aventura junto a natureza foi bem animada neste domingo (06), nas finais da Canoagem Slalon, da Vela e do Skate. Cerca de 200 amantes desses esportes participaram da 3ª etapa dos Jogos de Aventura e Natureza em Foz do Iguaçu. A edição recebeu atletas de várias regiões do Paraná e até mesmo jovens talentos do Paraguai.

Para o coordenador geral dessa festa do esporte, Tiago Campos, a avaliação do evento foi mais que positiva. Desde a abertura, no Gramadão da Vila A, há uma semana, a participação da comunidade tem superado as expectativas e o apoio das federações garantido o sucesso dos jogos.

“As oficinas realizadas durante toda a semana levaram esporte para pelo menos 20 mil pessoas da região Oeste, a maioria criança. Neste fim de semana, aqui em Foz, tivemos a participação de atletas dos países vizinhos e de outros estados. A credibilidade dos Jogos de Aventura e Natureza está crescendo a cada etapa”, expõe.

Canoagem Slalon

No Canal da Piracema, da Itaipu, as águas bravas foram desafiadas por quase 100 canoístas. Entre eles atletas olímpicos como Ana Sátila e Pepe (Pedro Gonçalves), que inclusive deram um show e conquistaram os primeiros lugares, a Ana levou a melhor em duas categorias K1 e C1 e o Pepe ficou no topo do pódio na K1. Quem também saiu com sorrisão largo das corredeiras de Itaipu foi o canoísta Felipe Borges, primeiro lugar na C1.

Para Felipe, a conquista representa o reconhecimento de um esforço de mais de 10 anos de trabalho. “Treino muito, busco o tempo todo melhorar meus tempos, e em contrapartida tenho a felicidade de conquistar meu espaço, de poder treinar no melhor centro de treinamento do Brasil, de receber o apoio da família, dos amigos e ainda a importante ajuda para bancar esse sonho através do bolsa atleta”, comenta.

Atletas olímpicos participaram da competição no Canal da Piracema – foto Divulgação

As disputas também valeram para o Campeonato Brasileiro de Canoagem. "Com a parceria do Governo do Estado conseguimos duas excelentes competições, semana passada na Canoagem Velocidade e agora o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom dentro do cronograma dos Jogos de Aventura e Natureza, para nós a parceria foi de fundamental importância, realizamos dois belos eventos com uma excelente estrutura. É uma parceria que inicia e com certeza irá crescer mais ainda", fala João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Pódio

Clique para acessar a tabela completa dos resultados. 

Vela

Essa foi a competição com o maior número de participantes. Um recorde marcado com a presença de 65 barcos velejando pelas águas do lago de Itaipu ao mesmo tempo. Os competidores são alunos de projetos sociais como: Velejar é Preciso, de Foz do Iguaçu, Escoteiros do Mar, de Antonina, e Rumo Certo, de Guaratuba.

Todos fazem parte da Federação de Iatismo do Paraná. As provas foram divididas entre as Classes Optimist, Laser 4,7 e Laser Radial, todos correram a mesa raia, mas com percursos diferentes. A secretária da Federação de Iatismo, Lígia Kraemer comemorou o sucesso da 3ª etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. “Nunca tínhamos tido tantos atletas competindo num evento aqui no Paraná. Estamos muito felizes com o resultado dos Jogos em Foz do Iguaçu”.

A Camila Wagner trouxe o filhão Milton, de 14 anos, o garoto treina há aproximadamente oito meses, eles vivem em Morretes, mas os treinos são Antonina. Na barragem para a fronteira trouxeram muito espaço para o aprendizado. “Essa foi uma ótima oportunidade para o Milton se conhecer e aprender com as diversidades”, disse a mãe.

Pódio

Classe Optimist Feminino
1º Vitória Antunes Veiga – Foz do Iguaçu
2º Julia Maria Haddad – Foz do Iguaçu
3º Gabriela Antunes Veiga – Foz do Iguaçu

Classe Laiser 4,7 Feminino
1º Ana Laura Maihak – Foz do Iguaçu
2º Sabrina Lelli – Foz do Iguaçu
3º Vitória Eduarda Pugsley – Antonina

Classe Radial – Masculino
1º André Godoy – Foz do Iguaçu
2º João Pedro Alves – Foz do Iguaçu
3º Gustavo de Paula Santos – Antonina

Classe Laser 4,7
1º Luis Henrique Silva – Foz do Iguaçu
2º Jean Carlos Iarucheski – Foz do Iguaçu
3º Sebastian Neri – Assunção, Paraguai

Classe Optimist Geral
1º Eloi Shaffer – Foz do Iguaçu
2º Vitória Veiga – Foz do Iguaçu
3º João Vitor da Silva – Foz do Iguaçu

Skate

Com o tempo firme as atividades da terceira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza puderam ser realizadas na Praça Almirante Tamandaré, no centro de Foz do Iguaçu. Na pista, os 34 participantes aproveitaram para mostrar a habilidade com manobras arriscadas e bem radicais. As provas aconteceram em três categorias: Iniciantes, Feminina e Amador.

34 participantes disputaram as provas de skate – foto Divulgação 

O Evandro Novaes, de 23 anos, que anda de skate desde os sete, veio de Cascavel para conquistar o primeiro lugar na modalidade Amador, a mais disputada deste domingo na terra das Cataratas. “Os Jogos de Aventura e Natureza são muito importantes, servem de incentivo. Apesar do skate ser uma modalidade olímpica agora, ainda existe muito preconceito com quem pratica este esporte.

Mas aos poucos eu acredito que as pessoas vão entender que é um esporte como qualquer outro e que merece respeito. Participar dos jogos me ajudou a aprender, a conhecer o novo, e ainda deu a oportunidade de viver momentos de diversão com os velhos e novos amigos”, comentou ele feliz da vida.  

Pódio

Categoria Amador
1º Evandro Rodriguez – Cascavel
2º Renan Godoi – Paraguai
3º Victor Henrique – Foz do Iguaçu

Categoria Feminino
1º Luz Daihana Ramirez Salinas – Utagua, Paraguai
2º Erika Jannet – Assunção, Paraguai
3º Ana Beatriz dos Reis Santos – Foz do Iguaçu

Categoria Iniciante
1º Mateus Rafael de Assis – Foz do Iguaçu
2º Victor Gregorio – Foz do Iguaçu
3º Carlos Gabriel de Souza – Foz do Iguaçu
 

Jogos de Aventura e Natureza em Foz

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.