Fiocruz firma parceria para produzir 100 milhões de doses de vacina contra covid-19

A fundação se uniu à farmacêutica britânica AstraZeneca, que desenvolve uma vacina em conjunto com a Universidade de Oxford. 

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ com assessoria 

A vacina contra a covid-19, que está em desenvolvimento por parte da farmacêutica britânica AstraZeneca e Universidade de Oxford, poderá ser produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil. As informações são da Agência Brasil (ABr).

A fundação e a empresa da Grã-Bretanha assinaram termo de cooperação, nessa sexta-feira, 31, que deverá ser a “base para o acordo de transferência de tecnologia entre os laboratórios” visando à fabricação de cem milhões de doses da vacina no país. Para isso, a eficácia e a segurança da imunização deverão ser comprovadas. 

A vacina já está em fase de testes clínicos no Brasil e em outros países. O acordo entre Fiocruz e AstraZeneca é resultado da cooperação entre os governos brasileiro e britânico, anunciada em junho pelo Ministério da Saúde. 

“A assinatura do acordo de encomenda tecnológica está prevista para a segunda semana de agosto e deve garantir o acesso a 30 milhões de doses da vacina entre dezembro e janeiro de 2021 e 70 milhões ao longo dos dois primeiros trimestres do próximo ano”, informou a agência de notícias oficial do governo brasileiro.  

O Ministério da Saúde afirmou, em nota, que prevê repasse de R$ 522 milhões na estrutura de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos, a fim de aumentar a capacidade de produção de vacinas. “Outros R$ 1,3 bilhão são despesas referentes a pagamentos previstos no contrato de encomenda tecnológica”, noticiou a ABr. 

De acordo com o governo, a Fiocruz recebeu informações técnicas da AstraZeneca para a definição dos principais equipamentos para o início da produção industrial. Segundo o Ministério da Saúde, a Fiocruz constituiu comitê de acompanhamento técnico-científico das iniciativas associadas às vacinas para a covid-19, que conta também com especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e das federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Goiás (UFG).

Pelo noticiado na Agência Brasil, a vacina a ser produzida por Bio-Manguinhos será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização, que atende ao Sistema Único de Saúde (SUS).

(Com informações da Agência Brasil) 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.