Foz e Ciudad del Este discutem protocolos de saúde e segurança para a reabertura da Ponte da Amizade

Representantes da sociedade civil e do poder público das duas cidades elaboram medidas conjuntas de segurança sanitária na fronteira para aplicar quando a ponte reabrir.

Apoie! Siga-nos no Google News

Lideranças empresariais, representantes da sociedade civil organizada, gestores públicos e técnicos dos setores de saúde e segurança de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este começaram a discutir os protocolos a serem implantados na fronteira quando a Ponte Internacional da Amizade for reaberta. A reunião on-line foi nesta quinta-feira, 21. 

A via de integração entre Brasil e Paraguai foi fechada há cerca de 60 dias, por medidas dos governos centrais dos dois países, para o controle e prevenção da pandemia de covid-19. Interdependentes, as cidades da região sentem os reflexos sociais e econômicos causados pela paralisação das atividades produtivas transfronteiriças. 

Representantes de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este querem antecipar-se ao momento da reabertura da Ponte da Amizade, definindo um conjunto de procedimentos e ações para assegurar a segurança e a saúde das pessoas. A retomada planejada do comércio e do turismo iguaçuenses é usado como exemplo para a área de fronteira. 

"Processo será com cuidado, segurança e responsabilidade", frisa Mario Camargo – foto Marcos Labanca/Arquivo.

"Pela importância que a Ponte da Amizade tem para a economia, o emprego, a renda, o comércio internacional e o turismo, não só das duas cidades como dos dois países, queremos que essa reabertura seja célere", acentuou o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, Mario Camargo. 

"Nosso objetivo é trabalhar em conjunto, Foz e Ciudad del Este, para termos os protocolos prontos para serem aplicados assim que nossos governos reabrirem a ponte", completou. "Esse processo será com cuidado, segurança e responsabilidade. Mas precisamos projetar esse prazo a fim de evitarmos mais falências e desemprego", disse Mario. 

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, ressaltou a importância da integração para a busca de soluções e citou a crise vivida pelas cidades na fronteira. "Nos colocamos à disposição para buscar mecanismos e soluções em consenso. Estamos diante de uma crise econômica que é a pior da história em nossa região das Três Fronteiras", sublinhou. 

O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, representou na reunião o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD). Ele defendeu a importância dos cuidados com a saúde. "Precisamos estar preparados para quando a abertura das fronteiras acontecer, o que deverá ser com extremo cuidado com a saúde", apontou. 

Grupo de trabalho binacional 

Além de propostas para o protocolo sanitário, foi criado o Comitê Internacional de Crise de Fronteira, a ser composto por representantes das duas cidades. Esse grupo de trabalho irá coordenar, centralizar informações e ampliar o debate com o conjunto de instituições, assim como deverá fornecer subsídios e dialogar com os governos nacionais do Brasil e Paraguai.

Presidente da Câmara de Empresários de Ciudad del Este e Alto Paraná, Carlos Jara afirmou que os protocolos conjuntos irão contribuir para a retomada da normalidade depois que a ponte reabrir. "Esta é uma oportunidade para trabalharmos juntos, como cidades irmãs, e aplicarmos conjuntamente procedimentos de segurança e saúde", destacou.

Lideranças de Foz e Ciudad del Este participaram de reunião on-line nesta quinta – foto Reprodução

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Faisal Ismail, enumerou ações que poderão ser implantadas conjuntamente nas duas cidades com reabertura gradual da Ponte da Amizade. "Essa retomada do fluxo na ponte do Brasil e o Paraguai deve ser gradativa, com regras para as duas cidades e iniciativas em parceria", frisou. 

Radiografia

Durante a reunião, foram apresentados dados e informações sobre a situação epidemiológica da covid-19, ações e estratégias de controle da doença, bem como políticas de atendimento na fronteira. As exposições foram feitas por técnicos da área de saúde e integrantes dos comitês de combate ao novo coronavírus em Foz e Ciudad del Este. 

Autoridades de Foz do Iguaçu presentes à reunião:

Presidente do Codefoz, Mario Camargo
Presidente da ACIFI, Faisal Ismail
Presidente do POD, Danilo Vendruscolo
Secretário Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla 
Secretário Municipal de Segurança, Reginaldo José da Silva 
Coordenador médico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Dr. Luiz Fernando Zarpelon 
Diretor do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Fernando Cossa
Diretor técnico do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Dr. Fábio Marques 
Delegado da Polícia Federal e presidente da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, Mozart Fuchs  
Delegado da Alfândega da Receita Federal e vice-presidente da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, Paulo Bini
Inspetor da Polícia Rodoviária Federal de Foz do Iguaçu e segundo-vice-presidente da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, Luiz Gênova 
Delegado-chefe da 6ª Subdivisão de Polícia Civil e diretor de Assuntos Estratégicos da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, Rogério Antonio Lopes 
Chefe da Assessoria de Informações da Itaipu e secretário da Câmara Técnica de Segurança do Codefoz, coronel Francisco Ronald Rocha Fernandes 
Presidente da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, Dr. Walter Teixeira 
Grupo de Trabalho Saúde da Itaipu Binacional, Luciana Bueno 
Primeiro-vice-presidente da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, Dr. Valter Cândido Domingos 
Secretário da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, Alexandre Kraemer 
Diretora de Vigilância em Saúde, Carmensita Gaevski 
Gerente de Serviços Técnicos da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan 

Autoridades de Ciudad del Este presentes à reunião:

Prefeito Miguel Prieto 
Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Alto Paraná, Iván Airaldi
Presidente da Câmara de Empresários, Carlos Jara 
Presidente do Codeleste, Linda Taiyen 
Diretora da Câmara de Comércio e Serviços, Natalia Ramírez 
Coordenador das ações de combate à covid-19, albergues pré-hospitalares, Dr. Carlos Torras
Vice-presidente da Câmara de Empresários, Aldo Benitez 
Pneumologista Dr. Carlos Pallarolas
Secretaria de Saúde de Alto Paraná
Polícia Nacional 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.