H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Foz recebe 11ª Jornada Paranaense de Psiquiatria

Foz recebe 11ª Jornada Paranaense de Psiquiatria
Captado no ano passado com apoio do Visit Iguassu, evento Hotel Mabu Interludium terá 500 participantes (Foto: Divulgação )

Visit Iguassu

A 11ª Jornada Paranaense de Psiquiatria e o 1º Simpósio Internacional da Associação Psiquiátrica da América Latina serão realizados em Foz do Iguaçu, nos dias 2, 3 e 4 de agosto. A estimativa é reunir no Hotel Mabu Interludium, cerca de 500 participantes do Paraná e da América Latina, entre médicos, especialistas, profissionais de outras áreas e estudantes. 

Convidados irão abordar assuntos como dependência química, transtornos alimentares, suicídio, depressão, ansiedade, transtorno bipolar e autismo. A programação do evento também discutirá temas como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras doenças da infância e adolescência. Um dos grandes diferenciais será o debate a partir do relato de vida de quem sofre com sintomas de doenças estigmatizadas e que muitas vezes têm o tratamento retardado por preconceito.

Com meio século de existência, a Associação Paranaense de Psiquiatria está à frente da organização dos eventos. A realização da jornada científica e do simpósio foram confirmadas após a primeira edição do IME - Iguassu Meeting Experience promovido em abril do ano passado pelo Visit Iguassu. O evento voltado ao segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress e Exhibitions - Reuniões, Incentivos, Conferências e Feiras) reuniu representantes de associações de diversas áreas, buscando sempre destacar o Destino Iguassu como futura sede de seus congressos, simpósios e encontros.

Entre os participantes do IME estavam Fernanda Sobrinho, secretária executiva e Priscila Naufel, assessora de imprensa da Associação Paranaense de Psiquiatria que puderam conhecer a infraestrutura do destino para receber eventos. A proposta foi apresentada à diretoria da associação, que por sua vez, escolheu Foz do Iguaçu como sede de ambos.

Expectativa

“Ao realizar o maior evento científico da Psiquiatria paranaense em Foz do Iguaçu, ampliamos cada vez mais o alcance da associação. Por isso, a minha expectativa é de que essa seja uma grande Jornada, que ultrapasse as fronteiras para expandir o seu elevado conteúdo científico”, afirma Dr. Osmar Ratzke, médico psiquiatra e presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) no biênio 2017-2019.

O renomado especialista, fundador e diretor-geral da Clínica Heidelberg, já havia presidido a entidade representativa dos psiquiatras paranaenses entre 2005-2007. Osmar Ratzke também já foi professor e chefe de departamento de psiquiatria da Universidade Federal do Paraná.

Agosto

A jornada e o simpósio de psiquiatria abrem o calendário de eventos de agosto em Foz do Iguaçu. No próximo mês serão realizados mais sete congressos, entre eles o 7º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Restauração Capilar, 16º Encontro Paranaense de Psicologia, o 16º Congresso Brasileiro de Direito Internacional e o Congresso Nacional Desperta Débora.

“Juntos, esses eventos devem trazer mais de cinco mil participantes e movimentar a economia local com hospedagens, refeições, transporte e passeios aos atrativos, sem contar os profissionais contratados para montagem de estandes, recepcionistas, vídeo e fotografia, entre outros”, lembra o gerente de Eventos do Visit Iguassu, Alexandre Jung.