Foz terá segunda etapa da vacinação contra a gripe

Veja quem poderá fazer a imunização gratuitamente; meta do Ministério da Saúde é atingir 90% da população.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Agência Municipal de Notícias

A 21ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza entra em sua segunda etapa, nesta segunda-feira, dia 22 de abril. A partir desta data, a vacina estará liberada para os demais grupos prioritários formados por: idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da saúde, professores de  escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, adolescentes e jovens (de 12 a 21 anos) com medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Na primeira etapa, a prioridade eram crianças (faixa etária de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A maior cobertura foi no grupo das puérperas, onde 37% delas foram vacinadas. As gestantes ficaram em segundo, com 24%, de um universo de 3.149, e as crianças registraram a menor cobertura, com apenas 13% de um total de 21.782. Os dados são parciais.

A segunda fase vai abrir para novos grupos, mas crianças, gestantes e puérperas continuam a ser vacinadas nas unidades de saúde. “Esperávamos melhor cobertura entre crianças e gestantes, mas a campanha continua”, garantiu a coordenadora do setor de imunização do município Adriana Izuka.

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de atingir 90% da população. “Estamos um pouco abaixo, mas podemos melhorar o alcance de 10% por semana”. A campanha segue até dia 31 de maio. No ato da vacina,  a carteirinha deve sempre está à mão para melhor controle.

O dia D da vacinação acontece em 4 de maio, quando todas as unidades de saúde estarão de plantão para a imunização.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.