Garrido toma posse como diretor-superintendente do PTI 

Ele diz que assume o cargo com a missão de adequar os projetos do PTI às necessidades de sua mantenedora, a Itaipu Binacional. 

Apoie! Siga-nos no Google News

O novo diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Eduardo Castanheira Garrido Alves, tomou posse nesta segunda-feira (8), no Edifício das Águas, em Foz do Iguaçu, reforçando o compromisso com a política de austeridade que vem sendo adotada pela gestão do Joaquim Silva e Luna à frente da Itaipu, mantenedora do parque.

Indicado pelo general Silva e Luna, Garrido deixou o cargo de assessor especial do ministro da Defesa para assumir a diretoria do PTI. Ele chega com a promessa de muita dedicação e trabalho integral à missão da instituição. 

"Ele é um gestor por excelência”, elogiou Silva e Luna. “Diria que, nas Forças Armadas, talvez fosse o mais preparado em termos de planejamento estratégico voltado a finanças e orçamento", afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu. 

Segundo Garrido, a integração do PTI com a Itaipu será cada vez maior e com foco voltado principalmente para atender às necessidades da usina, em especial a sua atividade-fim, que é a geração de energia. 

Entre os apoios mais importantes está o suporte ao projeto de atualização tecnológica da hidrelétrica. Esse processo garantirá que Itaipu consiga produzir nos mesmos patamares de hoje, com sucessivos recordes de geração.

Outras ações de grande relevância do PTI para o Oeste do Paraná devem continuar, como a gestão do Complexo Turístico Itaipu (CTI) e o apoio ao empreendedorismo por meio das incubadoras instaladas no parque.

"Essas são grandes vocações da região, então o apoio do PTI será total”, disse Silva e Luna. “A forma de melhorar e ampliar isso nós vamos construir juntos, a partir de agora”, complementou. 

“São grandes frentes das quais o PTI não pode abrir mão.”

Silva e Luna com a diretoria do PTI, agora completa. Foto Kiko Sierich

Com a vinda do general Garrido, a diretoria do PTI fica completa. Flaviano da Costa Masnik, diretor administrativo-financeiro, ocupava interinamente o cargo de diretor-superintendente desde maio deste ano. A diretoria técnica é comandada por Rafael José Deitos. Os dois são empregados de carreira da Itaipu. O novo diretor-superintendente foi eleito pelo Conselho de Curadores do PTI no dia 26 de junho. 

Resultados

Durante a posse, Garrido reforçou seu compromisso com resultados. “Eu, que venho da área de logística, sempre tinha que entregar um suprimento na hora certa, no momento exato. Então tenho muito arraigado esse conceito de entregas.” 

A otimização dos recursos da instituição também será prioridade na gestão do novo diretor-superintendente. Para isso, prevê o aumento de produtividade. “Vamos buscar a valorização dos trabalhadores do PTI, buscando a motivação para que cada vez mais eles se sintam inseridos nas relações do parque e no sucesso da nossa mantenedora, porque isso representará o sucesso de todos nós.” 

Currítulo 

O general Eduardo Castanheira Garrido Alves ingressou no Exército em 1975, pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo (SP). Possui bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1978-1981); especialização em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro (1989-1990); Mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1991); Doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1994-1996); e MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2010). 

Em março de 2012, foi promovido ao generalato e assumiu a chefia da Assessoria Especial de Orçamento e Finanças do Exército Brasileiro. 

Em 2015, assumiu a 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. Desde março de 2017 atuava no Ministério da Defesa, no qual deixa o cargo de assessor especial do ministro da Defesa para assumir a diretoria do Parque Tecnológico Itaipu.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.