H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Por: Agência Municipal de Notícias

Gestão Integrada de Foz do Iguaçu recebe Prêmio Nacional do Turismo

Gestão Integrada de Foz do Iguaçu recebe Prêmio Nacional do Turismo
Gilmar Piolla representou a Gestão Integrada do Turismo na premiação nacional (Foto: Bob Castro)

A Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu foi a grande vencedora do Prêmio Nacional do Turismo. A Iniciativa, que completou 11 anos, conquistou a premiação, concedida pelo Ministério do Turismo, na noite de quarta (04), na categoria Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo.

“Na última década, Foz do Iguaçu vem reescrevendo seu modelo de turismo, que hoje é diversificado e sustentável e está em pleno crescimento. As conquistas que estão ocorrendo em Foz do Iguaçu na última década no setor são resultado dessa parceria, que é modelo de governança para outros destinos turísticos”, destacou o prefeito, Chico Brasileiro.

Outras iniciativas também foram reconhecidas durante o Prêmio Nacional do Turismo: a revitalização do Marco das Três Fronteiras obteve a segunda colocação em sua categoria; o Festival de Turismo das Cataratas também ficou em segundo lugar; e o projeto Trilha Jovem, em terceiro. Foz do Iguaçu foi uma das cidades  com o maior número de iniciativas em disputa.

“Recebemos o prêmio com gratidão e agradecemos o reconhecimento do Ministério do Turismo á Gestão Integrada do Turismo. Uma experiência que completou  11 anos e uniu esforços da Prefeitura de Foz, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Comtur, Visit Iguassu, da iniciativa privada e de outras entidades  para transformar nosso turismo", afirmou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

"As grandes transformações que ocorreram no turismo de Foz na última década se devem a esse modelo de governança. Saímos daqui mais fortalecidos para encarar os desafios da próxima década”, enfatizou Piolla.

Adélio Demeterko (o primeiro, da esquerda para a direita): Marcos das Três Fronteiras entre os finalistas do prêmio - foto Bob Castro

Gestão Integrada comemora reconhecimento

'É uma conquista legítima e o reconhecimento pelo esforço e trabalho da Gestão Integrado do Turismo por anos. Esse modelo reúne a sociedade civil organizada, empresários e poder público para planejar e realizar ações e projetos que promovem o desenvolvimento do nosso destino turístico.', avaliou Enio Eidt, presidente do Fundo Iguaçu.

Para o ex-secretário de Turismo de Foz (2007- 2012), e vice-presidente da ABAV (Paraná), Felipe Gonzalez, a premiação concedida para a Gestão integrada torna o destino referência no país. “O sucesso do nosso modelo de governança tem como principal ingrediente a união dos setores da sociedade, trazendo cada um suas expertises, para trabalhar a favor do destino", observou. 

"Com isso avançamos na captação de eventos, no fortalecimento da imagem da cidade, na atração de novos investimentos, na melhoria da infraestrutura e, principalmente, no aumento da visitação. Foz do Iguaçu é uma vitrine para outros destinos turísticos do país”, disse Felipe.

“Quando a Gestão Integrada do Turismo iniciou, em 2007, o objetivo era fortalecer as instituições, seus papéis e atribuições, assim como a imagem do destino, para atrairmos mais turistas. Esse modelo de governança hoje é uma referência nacional, confirmada pela premiação. Comemoramos essa conquista com as mais de 30 instituições reunidas em torno do ‘guarda-chuva’ Comtur, que fazem parte da Gestão Integrada, trabalho conjunto para o desenvolvimento do turismo local que tem foco e objetivo", sublinhou o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Silva.

"Também estamos felizes com o reconhecimento obtido pelo Projeto Trilha Jovem, que está sendo replicado até mesmo fora do Brasil, e o Festival de Turismo das Cataratas, que propaga a excelência de nosso turismo em nível nacional e internacional”, complementou o dirigente do Comtur.

X