Governo paraguaio anuncia medidas para reativar o comércio de fronteira

Entre as medidas, está a redução de impostos e tarifas dos produtos importados.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

Pra variar, boas notícias para Ciudad del Este e outros municípios paraguaios de fronteira. O governo do Paraguai anunciou uma série de medidas para dinamizar a economia dessas cidades, onde o comércio sofreu uma queda de 70% nas vendas.

Além de reduzir impostos e tarifas, o governo também vai revisar a lista dos produtos incluídos no Regime de Turismo, para acrescentar novidades que surgiram nos últimos anos.

O anúncio das medidas foi feito pelo vice-ministro de Tributação, Fabián Domínguez, nesta segunda-feira, 10, em Assunção, depois de uma reunião do governo com representantes do comércio de Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero, Encarnación e Santa Rita.

O Regime de Turismo permite a importação de bens fora do Mercosul (Ásia, Europa e Estados Unidos), com tarifas e impostos menores, apenas para reexportação (isto é, venda a turistas). A lista tem 821 itens, que vão de produtos de informática e eletrônicos a calçados e roupas, entre outros.

O vice-presidente da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, Juan Vicente Ramírez, disse, depois da reunião, que as medidas anunciadas são positivas, mas os comerciantes ainda esperam uma diminuição nas taxas cobradas pela Diretoria Nacional de Aeronáutica Civil no Aeroporto Guarani.

A redução de tarifas, já decretada, e a ampliação dos produtos da Lista de Exceção, segundo Ramírez, "nos motivam a crer que podemos voltar a recuperar mercado".

Fontes: Última Hora e La Nación

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.