Guias de turismo tem nova chance de se inscreverem no Capacita Guia

Reabertura do edital receberá inscrições até quarta-feira (21).

Apoie! Siga-nos no Google News

O Instituto Polo Internacional Iguassu abre nesta segunda-feira (19), às 18h, as inscrições para preenchimento de 71 vagas remanescentes do programa Capacita Guias, que vai oferecer bolsas de estudo para guias de turismo de Foz do Iguaçu. 

As inscrições poderão ser feitas a partir das 18h de hoje (19) até as 18h de quarta-feira (21 de outubro), mediante preenchimento de cadastro e ficha de inscrição digital on-line, que serão disponibilizados unicamente pelo link: http://bit.ly/CapacitaGuiasFoz
Neste novo edital, os guias que estão recebendo auxílio emergencial do governo federal podem participar. A ordem de inscrição será utilizada como critério de desempate – portanto, não deixe sua inscrição para última hora! 

O edital para capacitação dos guias foi lançado no dia 6 de outubro, com a abertura de 150 vagas. Do total de inscrições, 79 profissionais foram aprovados com profissionais que atenderam integralmente aos requisitos do Edital 01/2020, verificados a partir de consulta ao registro de Guias do Cadastur, entrada no Parque Nacional do Iguaçu e Portal da Transparência do Governo Federal. 

Devido ao não preenchimento integral das vagas com guias sem o benefício, optou-se por retirar o critério de recebimento de Auxílio Emergencial, dando uma nova oportunidade aos Guias de Turismo de participar da capacitação. 

Qualificação

A capacitação tem previsão de início no dia 27 de outubro de 2020. Os candidatos aprovados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 450 pelo período de 3 meses.  

O trabalho vai abordar novas formas de apresentar os atrativos turísticos de Foz e qualificar os guias na questão do atendimento, visando aumentar a satisfação dos visitantes. Os guias também vão aprender a trabalhar com rotas alternativas dentro do Parque Nacional do Iguaçu (PNI): as trilhas San Martin e a Trilha da Bananeira, além de outras já existentes.

Após o período da pandemia, a categoria poderá oferecer aos visitantes este novo circuito, com as novas trilhas. Dessa forma, o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade que administra o PNI, espera estimular a visitação da população no parque e, consequentemente, a demanda por esse serviço.

O Polo Iguassu foi escolhido para gerir os estudos por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, que atua há 24 anos no apoio às iniciativas, instituições e movimentos orientados para a integração, estruturação e desenvolvimento da Região Trinacional do lguassu (Brasil, Paraguai e Argentina) e do Mercosul.
Parte da capacitação será feita em parceria com o ICMBio, Sebrae, além dos atrativos turísticos de Foz e conta, ainda, com om apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Para mais informações sobre as inscrições, entre em contato com o Polo Internacional Iguassu, pelo email: capacita@poloiguassu.org.
 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.