Há previsão de chuva, pra amanhã e quarta, em Foz. Mas o mês fecha sequinho

Na região Oeste, já há rodízio no abastecimento de água (Cascavel) e fornecimento com carros-pipa. E não há previsão de boas chuvas nem pra dezembro.

Apoie! Siga-nos no Google News

Em consulta a cinco serviços de meteorologia (Simepar, CPTEC/Inpe, Climatempo, AccuWeather e Inmet), quatro preveem pancadas de chuva pra esta terça, 26, e quarta-feira.

Na quarta, pode até ser um bom volume de chuva, acima de 30 milímetros, segundo o Simepar e o Climatempo. Ah, sim, o serviço que não prevê nadica de chuva é o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

E chuva é o que mais precisamos, aqui no Oeste do Paraná. Segundo a Sanepar, Cascavel já sofre com rodízio no abastecimento de água. E as cidades de Campo Bonito e Santa Lúcia estão sendo abastecidas com o auxílio de caminhões-pipa.

Há risco no abastecimento, também, em Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Catanduvas, Lindoeste e nas vizinhas Matelândia e Medianeira. Em alerta estão Siqueira Campos, Quatiguá, Califórnia, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste.

Em Foz do Iguaçu, não há nenhum alerta, porque aqui a Sanepar tem duas fontes de abastecimento, o Rio Tamanduá e o Lago de Itaipu. O reservatório, mesmo em fase de rebaixamento pra Itaipu poder gerar mais energia, não representa risco para o fornecimento de água.

Claro, desde que pelo menos chova na bacia do Rio Paraná, nos afluentes de Minas Gerais e São Paulo. Não dá pra contar com chuvas boas no próprio Estado, ao menos até janeiro.

E não é só o abastecimento de água que corre risco. Os agricultores estão apelando a todos os santos pra que chova urgentemente. Os produtores de soja acompanham aflitos as notícias sobre o clima, que não são animadoras.

Novembro vai acabar praticamente seco. E, pra dezembro, o prognóstico para o Oeste do Paraná é de mais chuvas que nos dois meses anteriores. Mas nada em abundância.

Pode chover forte, mas os períodos de chuva não serão constantes. O acumulado no mês deve chegar a 165 milímetros, o que fica mais ou menos dentro da média histórica para dezembro, na região.

E as temperaturas?

Pra quem não acredita em mudanças climáticas, vale observar não só tanta secura como as temperaturas acima da média, este ano. Fiquemos em Foz do Iguaçu pra dar exemplo.

Nesses 25 dias de novembro, até esta segunda-feira, em nada menos do que em 22 dias a temperatura máxima registrada em Foz foi superior à média histórica para o período, de acordo com o site AccuWeather.

Novembro, portanto, segue na linha de outubro, quando foram registrados 27 dias com máxima superior à média histórica. Em oito dias de outubro, a máxima registrada ficou acima de 35 graus, com o pico de 39 graus no dia 12.

Novembro foi um pouquinho mais ameno – só em quatro dias a máxima foi superior a 35 graus. Outubro teve oito dias com temperatura abaixo de 30 graus, enquanto em novembro, até agora, foram seis.

É provável, mas difícil, que haja outro dia fresco assim daqui até o final do mês. Portanto, novembro teve menos temperaturas lá no pico, mas terá também menos dias relativamente frescos na comparação com outubro.

E dezembro? Para o AccuWeather, as temperaturas devem ficar bem próximas da média histórica, variando entre 28 e 33 graus. Calor, mas talvez com alguma chuva pra amenizar um pouco. Vamos torcer pra isso.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.