Histórias da ‘bola pesada’: Liga Iguaçuense de Futebol de Salão completa 40 anos

Primeiros times e campeonatos, evolução do esporte e histórias do futsal em Foz são relembrados por Betinho Holler e Rita Lee, dirigentes da liga.

Apoie! Siga-nos no Google News

A primeira 'bola pesada' para a prática do ainda incipiente futebol de salão, o futsal, chegou a Foz do Iguaçu no ano de 1962, trazida da cidade paranaense de Ponta Grossa, conta Alberto Holler, o Betinho, presidente de honra da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão (LIFS). A entidade está celebrando 40 anos de fundação em 2019.

A trajetória e a evolução do futsal, os primeiros times e campeonatos, assim como as histórias e estórias, foram relembrados por Betinho e Wilson Veiga Junior, o Rita Lee, no programa Marco Zero, produção do H2FOZ e da Rádio Clube FM. Rita Lee é presidente em exercício da LIFS.

Assista à entrevista com Betinho Holler e Rita Lee:

De acordo com esses dois "veteranos", as primeiras partidas de futsal na cidade foram realizadas no ginásio do Colégio Bartolomeu Mitre. Para disputar torneios em outras cidades do estado, alguns times da época percorriam as estradas e rodovias em carroceria de caminhões, relataram Betinho e Rita Lee.

"Como o acesso aos materiais esportivos era difícil, naquela época eu pintava a bola com tinta a óleo para ela durar mais tempo", recordou, com humor, Betinho Holler. "Já era uma bola pesada. Imagina, então, como ela ficava depois de algumas camadas de tinta", contou.

Conforme Rita Lee, hoje a LIFS reúne em seus principais torneios municipais cerca de 200 equipes, o que representa aproximadamente dois mil jogadores e jogadoras, com idade a partir de 5 anos.

"O futsal é um esporte que reúne muita gente, são pessoas de todas as idades. Para se ter uma ideia, levantamento que fizemos em 2017 mostra que naquele ano realizamos 1.560 jogos pela liga", expôs o dirigente esportivo.

Hoje, entre as iniciativas da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão "fora das quadras" está a campanha pela construção de novos complexos poliesportivos em Foz do Iguaçu. "Temos muitas quadras cobertas, mas ginásio mesmo só o Costa Cavalcanti. Precisamos construir novos espaços para o esporte iguaçuense", apontou Betinho Holler.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.