Incêndios se espalham pelo Paraguai e atingem até condomínio exclusivo em Hernandarias

O fogo chegou a atingir uma das mansões do condomínio Paraná Country Club, mas ninguém ficou ferido.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os incêndios florestais, que se espalham por diversas áreas de todo o Paraguai, chegaram à fronteira com o Brasil. Na tarde de segunda-feira, 9, o fogo atingiu uma reserva florestal que pertence ao Paraná Country Club, de Hernandarias, e à Ande.

O incêndio no bosque, que faz divisa com várias moradias do condomínio de luxo, atingiu uma das casas, o que exigiiu ainda mais reforço no combate às chamas.

Uma das casas do condomínio foi atingida. Não houve feridos. Captura de vídeo

À noite, a situação já estava sob controle, graças à atuação dos bombeiros voluntários de Hernandarias, Ciudad del Este e outros municípios, além dos seguranças que atuam no próprio condomínio.

O difícil – mas teve sucesso – combate às chamas no bosque do condomínio de Hernandarias. Captura de vídeo

2.600 focos

Há hoje no Paraguai cerca de 2.600 focos de incêndio florestal, segundo relatório apresentado por Darío Mandelburger, diretor geral de Biodiversidade do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Paraguai.

"Nosso país está ardendo com milhares de focos de incêndio e o Estado só se preocupa com o Pantanal e o Cerro Chovoreca" criticou o comandante dos bombeiros voluntários de Villarrica, Antonio Bogado. "O Parque Nacional de Caazapá está queimando desde domingo e ao Estado isso não importa", continuou.

No parque fica uma parte da cordilheira de Caaguazú, que faz a divisa das águas das bacias dos rios Paraguay e Paraná. Na zona, estão as nascentes dos rios Monday, Ñacunday e Tebicuary.

O comandante disse que os bombeiros do Departamento de Guairá não contam com ferramentas suficientes para sufocar as chamas e não podem atender todas as chamadas, já que estão sobrecarregados poela quantidade de incêndios.

Pastagens

Da queima de lixo às pastagens. Prejuízo e sofrimento de animais. Captura de vídeo

Imagens impressionantes foram gravadas na região do município de Santa Rita, onde vivem colonos brasileiros. Uma pastagem foi invadida pelas chamas, provenientes da queima de lixo. Animais morreram queimados.

O primeiro vídeo mostra a velocidade das chamas, levadas pelos ventos. No outro, o resultado da tragédia.

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.