H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Indústria de eventos cresce e exige capacitação profissional

Indústria de eventos cresce e exige capacitação profissional
A indústria absorve mão de obra em até 48 diferentes tipos de serviços e produtos. (Foto: Marcos Labanca)

H2FOZ - Da redação

O mercado de eventos está em pleno desenvolvimento em Foz do Iguaçu. Impulsionado pela vocação da cidade ao turismo, é cada vez maior o número congressos, seminários, feiras, entre outros, realizados no município. O setor gera emprego regularmente, mas ainda faltam profissionais capacitados para trabalhar nas mais diferentes áreas.

A indústria absorve mão de obra em até 48 diferentes tipos de serviços e produtos, com ênfase em atendimento, logística e comunicação. O setor também abrange locação de espaço, especialistas em alimentos e bebidas, decoração, equipes de animação e recreação, entre outros. 

São trabalhadores para atuar em congressos, feiras, seminários e conferências realizados principalmente em hotéis, shoppings e outras estruturas. Isso sem falar na realização de festas, casamentos, formaturas e demais atividades promovidas nos quatro cantos da cidade.

Capacitação

A maioria das aulas é realizada à noite, facilitando assim a participação de quem trabalha durante o dia - Foto: Marcos Labanca

Para suprir essa demanda, o Siep (Sistema de Ensino Profissionalizante) lançou em Foz o curso profissionalizante de Organização de Eventos. A estrutura do curso contempla todos os fatores para que os profissionais capacitados possam seguramente atuar em qualquer ramo e tipo de evento. As aulas são ministradas por professores qualificados e atuantes no mercado. 

Nani Moreno, diretora do Siep em Foz: curso completo para atender demanda de Foz e região  - Foto: Marcos Labanca

Conforme Nani Moreno, diretora do Siep em Foz, a grade curricular é bem ampla, evitando priorizar uma atividade ou outra. “Buscamos alinhar todas as necessidades para formar um profissional de qualidade. É um curso completo como poucos no estado do Paraná”, afirma a gestora.

Vale destacar que o curso atende desde quem já atua no setor a pessoas sem formação acadêmica ou ensino médio completo. A maioria das aulas é realizada à noite, facilitando assim a participação de quem trabalha durante o dia. Já os valores das parcelas são bem acessíveis e com facilidades de pagamento. 

Foz tem espaço para profissionais capacitados

Para a empresária Kassia Toito Gomes, a cidade ainda tem carência de pessoas capacitadas profissionalmente. Segundo ela, a atividade mais carente é atendimento de um modo geral. “O trabalho compreende desde serviços de limpeza ao atendimento do receptivo no aeroporto”, explica a sócia-gerente da Celebra Eventos, empresa há 24 anos no mercado.

Um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento da indústria é o Iguassu Convention & Visitors Bureau. Para o diretor-executivo do ICVB, Basileu Tavares, “as oportunidades de relacionamento e aquisição de conhecimento são percebidas como investimentos por parte de seus participantes, tanto para geração de negócios quanto para desenvolvimento profissional”. 

Conhecimento é essencial à carreira, dizem os alunos

A primeira turma do curso já está em andamento, com alunos de diferentes faixas etárias e regiões do município. Moradora da Vila C, Neuzeli de Bastos, 43 anos, conta que há tempo está fora do mercado de trabalho porque antes priorizou a criação dos filhos, mas como agora eles estão crescidos ela buscou a capacitação profissional.
 

"Aprender o planejamento e organização de eventos é um desafio gostoso. Eu gosto de me comunicar com as pessoas. É uma profissão voltada para a realização do sonho de outra pessoa com muito amor e carinho. Quero chegar longe com o conhecimento aprendido aqui”, afirma Neuzeli de Bastos.



Já trabalhando em eventos num hotel há oito anos, Thiago Felder iniciou como aprendiz no Mabu Thermas Grand Resort. O morador da Gleba Guarani já realizou outros cursos, mas agora está dedicando tempo a uma nova capacitação para ampliar o conhecimento profissional.

“O curso está me motivando bastante para o meu crescimento dentro da empresa, desde o atendimento ao cliente às novas abordagens com as pessoas. Também posso compartilhar os ensinamentos com os meus colegas de trabalho. O importante é agregar conhecimento ao currículo”, diz Thiago Felder.


Serviço:
Siep Brasil

Rua Marechal Deodoro, 1764 - Centro
Site: www.siepbrasil.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (45) 3132 3132
WhatsApp: (45) 9839-0577