Inspiração que vem do futsal da fronteira. Foz Cataratas conta com irmãos no elenco

Willian Brandão e Welinton Brandão sonhavam em orgulhar a comunidade em que moram e a família.

Apoie! Siga-nos no Google News

O trabalho do Foz Cataratas Futsal com os jovens da cidade de Foz do Iguaçu é atualmente uma referência no Brasil. O time tem o projeto de base classificado como um dos melhores do país. E nesta semana a RPC, afiliada da TV Globo, contou mais uma história de continuidade desse trabalho, que vai muito além do jogo, da partida, da vitória ou da derrota. 

A RPC fez uma reportagem narrando a trajetória dos irmãos Brandão, do bairro Porto Meira. Hoje, Willian e Welinton integram o time principal do Foz Cataratas Futsal, que representa a cidade de Foz do Iguaçu nas principais competições nacionais e estaduais do esporte. 

Há pouco tempo, os dois atletas profissionais eram dois adolescentes da periferia de Foz do Iguaçu que sonhavam orgulhar a comunidade em que moram e a família. 

Jovens iguaçuenses transformam o sonho em realidade ao jogar futsal profissionalmente – foto Nilton Rolin

Irmãos Brandão, histórico

Ano de 2014. Willian Brandão dá sua primeira entrevista. Ele comenta sobre o sonho de ser jogador. Fala das dificuldades da vida e do orgulho da mãe. Na ocasião, o irmão mais novo, Welinton, fala que iria seguir os passos do irmão. O apresentador Anderson Frigo diz que iria acompanhar a história.

Setembro de 2020.  Weliton, o menino persistente, aquele que guardou na memória o sonho de ser jogador, hoje integra o time principal ao lado do irmão. E para a surpresa do projeto Foz Cataratas Futsal, essa história foi contextualizada. 

Foz Cataratas Futsal conta com irmãos no elenco na temporada 2020

Menino que veio de projetos sociais faz sucesso no Paranaense: 

Base de talentos

O Foz Cataratas Futsal é tradicional em revelar novos talentos para a modalidade. A cada temporada os meninos da categoria Sub-20 são preparados para o desafio de integrar a equipe adulta. 

Neste ano, a história se repetiu com o fixo Euller Rodriguez “Pajé”, também com o ala-direito Guilherme Lobo e o pivô Matheus Adorno “Paraguá”; mais recentemente foram convidados o ala-esquerdo Welinton Brandão, que passou pelo projeto social CAIA, que atende jovens e adolescentes em situação de risco e o fixo Marcos Alexandre Brito, ex-jovem aprendiz na Itaipu Binacional. 

Dos 22 atletas que defendem a camisa do Time das 3 Fronteiras, 12 são nascidos em Foz do Iguaçu, motivo que enche de orgulho a imensa torcida iguaçuense. 

Sobre a Unipa

A Associação Unipa, portadora do CNPJ 11.840.357/0001-02, entidade sem fins econômicos, sediada na Rua Lisboa, 510, Jardim Alice I – Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, mantenedora da equipe Foz Cataratas Futsal, tem como objetivo desenvolver a modalidade de futsal, apoiando as categorias de base e o time adulto para a participação em campeonatos, em nível local, estadual e nacional.

Treinador Marlus Sokolowski orienta a equipe do Foz Cataratas – foto Nilton Rolin

A gestão da Associação Unipa segue diretrizes de responsabilidade social, profissionalismo e transparência. Por meio da equipe Foz Cataratas Futsal, inspiramos, motivamos e oportunizamos aos jovens a prática esportiva, selecionando e aprimorando suas aptidões físicas, motoras e psicológicas, visando a resultado esportivo e social.

O esporte possui um cunho social de extrema relevância e faz parte da cultura brasileira, ocupando espaço importante na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos eventos esportivos divulgados pela mídia e da identificação com ídolos.

Resultados esportivos dos últimos três anos

No ano passado, o Foz Cataratas Futsal conquistou o bicampeonato paranaense de futsal (2018/2019)

Em 2017, a equipe conquistou o terceiro lugar na Liga Nacional de Futsal. Em 2018 e 2019, também teve participações brilhantes, classificando-se novamente entre os times finalistas. 

Em 2019, em sua primeira participação na Taça Brasil de Clubes, o Foz Cataratas Futsal alcançou a quinta colocação. Neste ano, a competição será realizada no mês de outubro, e se espera uma classificação ainda melhor.

A nossa equipe sub-20 conquistou o pentacampeonato paranaense e se tornou a maior campeã dessa categoria no estado. Todos os anos são revelados talentos, e os que mais se destacam são projetados no time adulto. 

O experiente pivô Daniel Souza repassa posicionamento a Marquinhos, que passou a integrar a equipe – foto Nilton Rolin

Atualmente, as categorias de base do Foz Cataratas estão classificadas entre as melhores do futsal brasileiro. Com essas conquistas, o time projetou Foz do Iguaçu no cenário esportivo nacional, principalmente pela paixão da nossa torcida, que lota o Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti e faz um belo espetáculo nos jogos.

O nosso time permite à população da nossa cidade viver as emoções de grandes jogos e se orgulha de participar do melhor futsal do país. 

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.