Itaipu pede ajuda do governo para combater devastação de matas nativas de suas reservas no Paraguai

Área protegida da binacional está sendo alvo de ocupação irregular, devastação e “danos ambientais incalculáveis”, segundo a usina.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

A Itaipu Binacional, margem paraguaia, pediu a intervenção urgente do Ministério do Interior do Paraguai no sentido de combater a devastação de vastas áreas de mata nativa na região de Puerto Índio, a 110 km de Ciudad del Este.

Segundo a usina, há vários meses as matas nativas de Itaipu, "essenciais para a conservação de sua matéria-prima (a água), vêm sendo objeto de ocupação irregular, devastação e danos ambientais incalculáveis, por parte de terceiros".

Os guardas florestais de Itaipu encontram, em suas andanças, árvores nativas derrubadas, queima de mata, instalação de moradias precárias e presença de pessoas estranhas na área protegida da usina.

A Diretoria de Coordenação Executiva de Itaipu já tomou a iniciativa de reforçar o monitoramento e o patrulhamento do local, enquanto a Diretoria Jurídica apresentou denúncia ao Ministério Público.

A enorme clareira já feita na área protegida de Itaipu. Foto Itaipu Paraguai

Agressividade

Mas, mesmo com a presença reiterada dos guardas florestais, diz o informe de Itaipu, os invasores não desistem e estão cada vez mais agressivos, "representando inclusive um perigo para a integridade física dos empregados que resguardam os limites das áreas protegidas".

É por isso que Itaipu "pede a urgente e imediata intervenção do Ministério do Interior, para salvaguardar a vida dos guardas florestais da binacional, assim como para deter o avanço da devastação das matas nativas".

Pede, também, "a presença permanente da Polaícia Nacional na área em conflito" e, para isso, porá à disposição recursos em matéria de infraestrutura e apoio logístico.

Por fim, "a Itaipu Binacional insta a todos os setores a proteger as matas nativas, tendo em conta que são verdadeiros pulmões, fundamentais pra proteger a biodiversidade do planeta e combater o aquecimento global".

Os invadores, além da destruição, são agressivos e representam ameaça aos empregados de Itaipu que cuidam da área. Foto Itaipu
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.