H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias
Por: H2Foz

João Gari ganha a 7ª edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu

João Gari ganha a 7ª edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu

João Marcos Fonseca repetiu a façanha de 2010 e conquistou a segunda vitória na 7ª edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, com o tempo de 2h19min56s. A queniana Leah Jerotich dividiu com ele o primeiro lugar no pódio, chegando em 2h52min08s. A prova foi realizada neste domingo (29), com largadas no Mirante do Vertedouro da Itaipu Binacional, percurso pela área central da cidade e chegada dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com vista para as Cataratas.

O tempo nublado ajudou os atletas no percurso, diferente dos outros anos, pois além de ser referência em organização a prova é reconhecida também pela difícil altimetria aliada às altas temperaturas. As categorias foram divididas em Elite Masculina e Feminina, Comerciários e Geral. Prova de superação foram as Categorias Atletas com Deficiência (AcD) e Cadeirante.

Quem não teve todo o preparo físico para percorrer os 42,195km pôde se aventurar na Maratona de Revezamento em duplas. Os vencedores do revezamento misto foram Marcelo dos Santos e Shelen, com 2h56min32s; os primeiros do Masculino foram Rudinei Presoto e Jonh, com 2h33min56s; a dupla feminina que subiu ao pódio foi Angélica Pronsati e Keila, que completaram em 3h07min29s.

O cadeirante vencedor foi Jaciel Antonio Paulino, 2h43min26s e a vencedora foi Angelina Nascimento da Silva, 4h30min. Na AcD, quem chegou primeiro foi Carlos Alberto Beltramo, às 3h18min20s e Edneusa de Jesus Santos Dorts, com 4h41min49s. Houve também a corrida de 11,5km com largada na entrada do parque e chegada também nas Cataratas. O vencedor geral da prova foi João Paulo Garcia Ferreira, com a marca de 39min20s e no Feminino a vitória ficou com Gabriela Letícia Rocha, que completou o percurso em 45min17s. Neste ano o evento esportivo atingiu o recorde de participantes, com um saldo total de cerca de 2.100 atletas, sendo 761 inscritos na maratona, 350 na maratona de revezamento e mil na corrida dos 11,5km. 

Destaques presentes 
Prestigiaram o evento o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o diretor regional do Sesc Paraná, Dimas Fonseca; o presidente do Sindilojas de Foz do Iguaçu, Carlos Nascimento; o presidente do Sinfarma de Cascavel; Nelcir Ferro; o presidente do Sinditiba, Zildo Costa; o vice-diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Apolônio Rodrigues; o prefeito de Foz do Iguaçu Reni Pereira, o General de Brigada Altair José Polsin; o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nelson Nascimento; o secretário de Esportes de Foz do Iguaçu Anderson Andrade e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal do Oeste do Paraná, Luiz Carlos Costa Formigari.  

O evento foi organizado pela equipe da Divisão de Esportes e Lazer do Sesc Paraná, dirigido por Marcus Vinicius Mello, realizado em conjunto com os gerentes executivos e contou com a atuação de 121 colaboradores do Sesc,incluindo a equipe de Foz do Iguaçu, gerenciada por Luiz Langoski. Esta e uma realização do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Chico Mendes e Prefeitura de Foz do Iguaçu,conta com o patrocínio na Caixa Econômica Federal. Os apoiadores são o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e Região, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Foz do Iguaçu (CMEG) e Rede Massa.

Estrutura da prova
A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu atrai mais atletas a cada ano que passa, devido o local em que é realizada, organização e segurança. A prova contou com um reforçado serviço médico, com três postos de atendimento e ambulâncias no percurso. Os postos de água foram fixados a cada tres quilômetros, além dos postos com drinks especiais e isotônicos, para garantir a hidratação dos atletas. Guarda volumes, banheiros químicos, sinalização, postos de controle também compuseram a estrutura.

A prova é aferida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Para a prevenção de quaisquer incidentes no percurso referente à saúde dos atletas,é necessário que eles apresentem atestado médico para a realização das inscrições. 

Resultado Maratona   - Classificação Geral 

Feminino 
Leah Jerotich -2h52min08seg 
Maria Bernardete Cabral - 2h57min39seg 
Ilda Alves dos Santos - 3h01min20seg 
Euza Maria Dias Gomes -3h25min08seg 
Suzana Maria Sabino Jantara - 3h27min38seg 

Masculino
 João Marcos Fonseca (João Gari) - 2h19min56seg 
Marcos Alexandre Elias - 2h22min43seg 
Fabio Mota Paiva -2h27min51seg 
Paul Kipekemei Korir - 2h27min53seg 
Fabio Ramos dos Santos - 2h27min56seg
 

(Sesc-PR)