H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Por: Assessoria

José Alexandre Saraiva lança obra “Labiata” em Foz

José Alexandre Saraiva lança obra “Labiata” em Foz
Livro é uma viagem histórica, poética e musical pelo Nordeste brasileiro (Foto: Divulgação )

“Saraiva transformou o Nordeste em mais um céu na terra. Seu livro é uma aula fantástica para o mundo sobre a região e sua gente”

 (Hermeto Pascoal)

Épico nordestino a viajar pelas mais recônditas paragens do mundo onde nasceram Graciliano Ramos, Lampião, Ariano Suassuna, João Cabral de Mello Neto, Hermeto Pascoal, Jorge Amado, Augusto dos Anjos e outros gênios das letras e do cancioneiro nacional, a obra “De Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru”, do escritor, jornalista e advogado José Alexandre Saraiva, terá novos eventos de lançamento em Curitiba e em Foz do Iguaçu.

O primeiro será nesta terça-feira (30/07), na Livraria Curitiba do Shopping Estação, no centro da capital, a partir das 19h. Dia 13/08, a sessão de autógrafos será no Centro de Letras do Paraná, também em Curitiba. E, no dia 23 de agosto, o lançamento acontece na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí Palladium, em Foz.

A obra

“De Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru” é uma viagem histórica, poética e musical pelo Nordeste brasileiro.  O relato – que Saraiva, pernambucano radicado em Curitiba, chama de “minirromance desmontável” – é recheado de referências aos ícones artísticos das localidades por onde vai passando o protagonista Derinho, personagem que conduz o leitor pelo sertão, brejo e matas nordestinas.

Livro reúne ilustrações em xilogravuras do artista e cordelista pernambucano J. Borges - foto Divulgação 

Labiata é na verdade o nome de uma orquídea rara que brota pela caatinga e, na obra, empresta seu nome à cidade de Panelas – um recanto serrano na zona do agreste pernambucano, quase na divisa com Alagoas, onde Saraiva nasceu e palco da Guerra dos Cabanos na década de 1830.

A obra conta com ilustrações em xilogravuras do conceituado artista e cordelista pernambucano J. Borges e traz, ainda, um CD com músicas próprias do autor e de artistas convidados. Xotes, frevos, choros, baiões, maracatus e mazurcas servem de trilha sonora para o livro e conversam perfeitamente com a narrativa.

Dentre os músicos convidados estão Hermeto Pascoal, Quinteto Violado, Sebastião Tapajós, Gegê Felix, Oliveira de Panelas, Luciano Magno, João do Pife, DerinhoSantos, Brito Lucena, Walter Silva, Carneirinho do Acordeon, João Marques dos Santos, Dalva Diniz e Grupo Cultural Walê Fulni-ô, além de vários músicos nascidos ou radicados no Paraná, destacando-se: Raymundo Rolim, Ivan Graciano, Cabelo, Aline Morena, Marcelinho Cigano, Artur Luiz, Ricardo Cabral, Campinense, Alê Maceió, Aramis Teixeira Mendes, Gerson Bientinez, Lusemar, Oliveira Jr., Selpa, João Pedro Teixeira, Cida Airam, Alvaro Ramos, Ezequiel Piaz, Rogéria Holtz, Belém, Fábio Hess, Tampinha, Zezinho do Pandeiro, Tarzan, Vinícius Chamorro, Marinho Gallera, César Matoso e Marcinho do Cavaco.

Serviço:
Lançamento da obra literomusical De Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru

Curitiba 
30 de julho (terça), às  19h, na Livraria Curitiba do Shopping Estação
13 de agosto (terça), às 9h, no Centro de Letras do Paraná (Rua Professor Fernando Moreira, 370 – centro)

Foz do Iguaçu 
23 de agosto (sexta), a partir das 19h, na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí Palladium

Quer saber mais?  Acesse www.delabiataalagoadacanoa.com.br

X