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Por: Itaipu Binacional

Licitação para obras de duplicação da Rodovia das Cataratas já tem data: novembro

Licitação para obras de duplicação da Rodovia das Cataratas já tem data: novembro
Ainda neste ano, começa o processo para escolha da empresa que vai executar as obras. (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Dentro de dois meses, ou seja, até novembro deste ano, deve ser lançada, de forma recorde, a licitação da obra de duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro.

A autorização foi feita no final de agosto pelo governo federal, em Foz do Iguaçu. Boa parte do financiamento da obra, uma das mais esperadas pela população local e que fortalecerá o turismo da região, é de responsabilidade da Itaipu Binacional. A previsão de conclusão é até 2024.

Conforme explica o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, uma vez dada a largada pelo presidente Bolsonaro, o próximo passo será a assinatura de dois convênios: entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e, também, entre o DER-PR e a Itaipu. Paralelamente, o projeto está sendo revisado para algumas atualizações.

“Essa obra é um desejo antigo do setor turístico de Foz, porque vai impactar positivamente naquele que é o principal corredor utilizado pelos turistas que visitam a Terra das Cataratas, ligando o centro da cidade ao Parque Nacional do Iguaçu e à Argentina, e passando por diversos hotéis e outros atrativos”, avalia Silva e Luna.

Lançamento da pedra fundamental da nova obra, no final de agosto. Foto Rubens Fraulini

A expectativa é que esses trâmites burocráticos sejam vencidos até novembro, quando o DER-PR deverá lançar o processo de licitação.

Uma vez lançado, estima-se que a contratação e o início das obras deverão ocorrer até março de 2021. A conclusão da duplicação, por sua vez, está prevista para março de 2024 (36 meses de execução).

A duplicação abrange os 8,7 km de extensão da rodovia, com um custo total de 139,4 milhões, sendo quase a totalidade (R$ 136,3) bancada por Itaipu - ficando a diferença para o governo do Paraná.

O projeto executivo da obra – também doado pela binacional – prevê, além da segunda pista, a construção de um viaduto, três trincheiras, uma ponte elevada (sobre o rio Tamanduá), duas passarelas de pedestres, dois pontos de passa-fauna e uma rotatória em nível.

Também estão previstas pistas marginais em toda a extensão, assim como uma ciclovia bidirecional compartilhada.

A nova Rodovia das Cataratas faz parte de um conjunto de investimentos feitos pela Itaipu em obras em Foz e região que soma mais de R$ 1 bilhão. Toda a aplicação do repasse desses recursos está sujeita ao controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

A obra também está alinhada com a estratégia do governo federal de incentivar investimentos que vão contribuir com a recuperação da economia no cenário pós-pandemia de covid-19.

Somente em agosto, o Ministério da Infraestrutura entregou 14 obras no País, além de promover outras iniciativas nas áreas de concessões e logística. A expectativa do governo federal é que os investimentos em infraestrutura totalizem R$ 4,5 bilhões neste segundo semestre de 2020.

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