H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Exame de certificação nos ensinos fundamental e médio será domingo 

Exame de certificação nos ensinos fundamental e médio será domingo 
Locais de prova do Encceja estão disponíveis na internet  (Foto: Agência Brasil/Arquivo )

H2FOZ - Paulo Bogler 

Os candidatos que farão a prova do Encceja Nacional 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) podem consultar os locais das provas na internet. Basta acessar a página do participante com o número do CPF e a senha informada na inscrição. 

Os participantes do exame também poderão confirmar o horário e as disciplinas em que estão inscritos. A prova será aplicada em todo o país neste domingo, 5, nos períodos da manhã e da tarde. Conforme o INEP, órgão responsável pelo Encceja, 1.695.607 pessoas se inscreveram. 

Quem for aprovado nas provas receberá certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio. Gratuito, o Encceja visa a promover o término do ciclo de estudo básico para as pessoas que não conseguiram concluí-lo na idade adequada. 

O exame é oficial, mantido pelo Ministério da Educação por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No estado, o Encceja é feito em parceria entre a Secretaria da Educação e o IFPR (Instituto Federal do Paraná), instituições que emitem os certificados.

Provas

No Paraná, as provas acontecem em Foz do Iguaçu e em cerca de 50 municípios. Serão 30 perguntas de múltipla escolha e redação. Aprovado em todas as disciplinas, o candidato recebe a certificação para o nível de ensino ao qual se inscreveu. Ele também pode obter a proficiência apenas nas disciplinas em que conseguiu a média.  

O Encceja 2018 é constituído de duas provas por turno. Os testes estão agendados para as 9h e 15h30. As provas são de quatro e cinco horas, e os portões dos locais do exame serão abertos com uma hora de antecedência. Conforme o INEP, quem faltar sem justificativa terá de pagar taxa ao inscrever-se novamente.

Clique  para acessar a página do participante e conferir local e horário de prova