Loja em Ciudad del Este seria usada para lavar dinheiro do tráfico

O dono da Multishop, segundo a polícia brasileira, é o salvadorenho Carlos René Mata Vela, o “Tio”.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Em março deste ano, quando foi preso no Rio o salvadorenho Carlos René Mata Vela, a polícia informou que ele tinha uma rede de lanchonetes em shoppings – no Rio de Janeiro e no Paraná – que usava para lavar dinheiro do tráfico de drogas. E que também tinha negócios no Paraguai.

Na edição desta terça-feira (16), o Vanguardia escracha qual era o negócio de Mata Vela em Ciudad del Este: a loja Multishop, uma das mais conhecidas no comércio da fronteira. 

O jornal diz que as investigações feitas pela polícia brasileira apontaram que a Multishop também era utilizada para lavagem de dinheiro. A loja pertenceria ao salvadorenho e à mulher dele, a brasileira Maria Selma Novais.

Os dois foram libertados sob fiança, mas tiveram passaportes apreendidos e não podem sair do Rio de Janeiro.

O site da Multishop informa, em (mau) português, que a loja faz parte do Grupo Multi. O prédio, com 1.080 metros quadrados, foi inaugurado em 26 de agosto de 2017.

Expulso do Brasil em 2005

Segundo a denúncia apresentada pela polícia do Rio à Justiça, Carlos René Mata Vela já respondia pelo crime de tráfico de drogas, e por isso não podia movimentar dinheiro no Brasil. Pra fazer isso, utilizava a mulher, Maria Selma, de quem, por sinal, está se separando.

Foi ela que abriu empresas "com capital proveniente do tráfico internacional de entorpecentes". A maior parte dos recursos do salvadorenho está fora do Brasil, provavelmente no Paraguai.

Mata Vela, que é acusado de ser o líder de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, tem os apelidos de Tio e de Oculto.

Ele, que foi capitão das Forças Armadas de El Salvador, já foi preso nos Estados Unidos e na Argentina por tráfico. Em 2005, foi preso no Brasil por tráfico de pessoas e acabou expulso do país, mas conseguiu revogar a expulsão e retornar porque tem um filho brasileiro.

Fontes: Vanguardia, O Dia e JusBrasil

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.