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Mais um ano de vitórias para o turismo de Foz do Iguaçu

Mais um ano de vitórias para o turismo de Foz do Iguaçu
(Foto: Marcos Labanca)

* Carlos Silva 

O ano de 2018 termina com saldo positivo para o turismo em Foz do Iguaçu. Mais uma vez, nossa cidade recebeu milhões de turistas, num ciclo que movimenta grande parte da economia local. Um dos sinais do crescimento foi o fato de o Parque Nacional do Iguaçu ter batido seu recorde de visitação novamente, com mais de 1,7 milhão de turistas, e duas semanas antes do fim do ano. O Complexo Turístico Itaipu também fechou 2018 com a marca histórica de mais de um milhão de visitas. E assim foi com uma série de atrativos locais.

Esse crescimento é muito importante, afinal o turismo não alavanca apenas economias, mas transforma sociedades. Foz do Iguaçu é exemplo disso. Cosmopolita, internacional, a cidade é o destino preferido de brasileiros e estrangeiros que buscam vivenciar atrativos únicos, hospedar-se bem, experimentar gastronomia de qualidade, conhecer povos e culturas.

Essa integração permanente faz muito bem a todos. Nossa cidade é reconhecida e valorizada pelo mundo. O turista que nos visita se encanta. Volta para suas cidades e países levando experiências, recordações, histórias... E fascinado com as nossas belezas! 

Os resultados econômicos e sociais para Foz do Iguaçu são visíveis. Emprego e renda para a população, investimentos públicos e privados que em épocas pujantes fazem a economia da cidade crescer e sentir menos as dificuldades que os tempos de crise trazem. O turismo gera demandas de infraestrutura e serviços que beneficiam todos os iguaçuenses. 

Mas nada acontece por acaso. A última década foi de intenso trabalho, planejamento, união e principalmente ousadia. Sim, fomos ousados ao apostar na completa transformação do modelo turístico de anos atrás, bem como ao criar um espaço de atuação institucional inovador, chamando à mesa de diálogo da Gestão Integrada do Turismo todos os protagonistas.

E nessa articulação, o Conselho Municipal de Turismo consolidou-se como um espaço estratégico. Não há discussão ou projeto para o turismo que prospere sem os estudos dos grupos e da deliberação da plenária do conselho. Qualificado para o debate técnico, o órgão é formado por uma diversidade de instituições privadas, órgãos públicos e de classe, e universidades.  

Os resultados vieram. E com contundência. Em pouco mais de dez anos, praticamente dobrou o número de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu. Ampliação, revitalização e novos hotéis e meios de hospedagem, projetos para futuros empreendimentos, diversificação dos atrativos, termalismo, excelência no atendimento, investimentos em qualidade e inovação. O momento para o turismo de Foz do Iguaçu e região é de franca expansão.
Por tudo isso, Foz do Iguaçu tem motivos para comemorar, mas também deve planejar o futuro para continuar crescendo e consolidar-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.

* Carlos Silva é presidente do Conselho Municipal de Turismo