Medicina da UNILA realiza orientações sobre reanimação cardiopulmonar

Ação neste sábado treina a população com técnicas de suporte básico de vida a pessoas em parada cardíaca.

Apoie! Siga-nos no Google News

Treinar a população sobre as técnicas de suporte básico de vida a pessoas em parada cardíaca: esse é o objetivo principal do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar (RCP), que será neste sábado (24). Pelo terceiro ano consecutivo, o curso de Medicina da UNILA será responsável pela programação em Foz do Iguaçu. No sábado, entre meio-dia e 20h, serão realizados treinamentos gratuitos no Cataratas JL Shopping.

Na atividade, gratuita e aberta para toda a comunidade, cada participante irá receber um treinamento prático sobre as técnicas de reanimação cardiopulmonar que devem ser adotadas para socorrer adultos e crianças. A ação vai envolver aproximadamente 60 estudantes, além de docentes do curso de Medicina.

O evento ocorre de forma simultânea em mais de 45 locais em todo o território nacional. No Paraná, apenas Foz do Iguaçu recebe a atividade. “No ano passado, mais de 500 pessoas receberam o treinamento aqui na cidade, e nosso objetivo é ultrapassar esse número em 2019. As estatísticas mostram que, quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas. A técnica, quando bem aplicada, promove o bombeamento do sangue, substituindo a função do coração até a chegada do socorro, podendo triplicar as chances de uma vítima com parada sobreviver”, explica o estudante de Medicina Tiago da Silva Araújo, integrante da Liga Universitária de Trauma e Emergência (LUTE-UNILA).

Além da capacitação em massa, como ocorre no Dia da RCP, a LUTE-UNILA promove treinamentos em escolas, unidades de saúde e eventos, dando a possibilidade de que a comunidade pratique corretamente as técnicas de suporte básico de vida.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.