Medicina Veterinária da UDC se destaca pela prática em Hospital Veterinário

Dois casos chamam a atenção: um gambá, que foi mordido por um cão e submetido a uma cirurgia, e uma tartaruga com fratura no casco.

Apoie! Siga-nos no Google News

O curso de Medicina Veterinária da UDC não é somente referência pelo alto nível dos docentes, mestres e doutores, mas também pela estrutura oferecida aos alunos. São seis laboratórios específicos completos, além dos inúmeros multidisciplinares com o objetivo de aprimorar e condicionar os futuros profissionais à excelência. Os estudantes têm acesso a casos reais desde o 1º período.

O Hospital Veterinário foi criado para atender às necessidades dos universitários e oferecer à comunidade serviços veterinários e informações científicas provenientes de estudos de casos e projetos de extensão.

Na Clínica, os estudantes do Centro Universitário UDC vivenciam casos com todo tipo de animais de grande porte como os equinos e bovinos; os de pequeno porte como cães e gatos; bem como os chamados exóticos como furões, répteis, aves e iguanas. Entre alguns silvestres, dois casos chamaram a atenção, um gambá que foi mordido por um cão e foi submetido a uma cirurgia, e uma tartaruga com fratura no casco. “Essa prática dos alunos em situações reais dão a vivência da profissão”, destacou o Coordenador do Curso Professor Mestre Ricardo Clasta.

Atendimento no Hospital Veterinário

São consultas, exames laboratoriais parasitológicos e patológicos, exames de imagem com Raio X e Ultrassonografia, aplicação de medicamentos e realização de cirurgias em dois Centros Cirúrgicos. Todo esse atendimento à população, além de auxiliar a sociedade, tem como referência preparar os alunos à rotina de um profissional, dos mais diversos segmentos.

As ações são realizadas por médicos veterinários que são professores do curso e acompanhadas pelos alunos estagiários do 1º ao 10º período, evidentemente com responsabilidades diferentes. Os estudantes iniciantes são observadores e auxiliares dos professores. Já os alunos mais avançados também são orientados, mas praticam os procedimentos nos animais com a supervisão dos professores.

Tecnologia e equipamentos de referência

Todos os atendimentos buscam dar cada vez mais experiência aos alunos e as ferramentas utilizadas são referenciais. Além dos laboratórios multidisciplinares ofertados no Centro Universitário UDC unidade Vila A, os alunos têm a disposição na Clínica laboratórios de análises parasitológicos e patológicos. No local, os estudantes realizam a análise de amostras dos pacientes e conseguem avaliar melhor cada caso.

Há também a oferta de diagnóstico por imagens através de equipamentos modernos. O Ultrassom é o ACUSON X300 System da Siemens, que pode realizar exames em animais e em seres humanos, pois, é multi-frequencial, já o aparelho de Raio X Multix B é uma das melhores tecnologias da atualidade e possui alta precisão. Equipamentos de ultrassom portáteis também são utilizados, boa parte nas avaliações de grandes animais.

Atendimento à população

A Clínica Escola de Medicina Veterinária atende à comunidade diariamente em horário comercial, de segunda a sexta-feira das 08 horas ao meio dia e das 14h às 18h. Todos os procedimentos nesta clínica são pagos. O atendimento é feito por Professores do curso de Medicina Veterinária que são Médicos Veterinários. Os alunos participam como estagiários de todo o processo e de todos os atendimentos, desde o acolhimento na recepção até na realização de cirurgias.

O objetivo do Hospital Veterinário é atender à comunidade, instruir os alunos, instigá-los à prática do ensino científico, já que os casos atendidos viram pesquisa, e também fazer com que esses dados voltem à população por meio de informação através de artigos científicos.

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.