Mesmo com epidemia de dengue, população de Foz ajuda o mosquito a proliferar

Nos terrenos baldios, nos novos loteamentos e até nas ruas você encontra garrafas, latas e até pneus, abrigos do Aedes aegypti.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

A dengue avança célere em Foz do Iguaçu, cidade que está em primeiro lugar em número de casos confirmados da doença, no Paraná.

Isso parece preocupar os iguaçuenses? É só andar por ruas onde há terrenos baldios ou pelos novos loteamentos, por exemplo, pra perceber que o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, tem campo livre para proliferar.

Garrafas pet, latas e até pneus são encontrados nesses locais, sem que haja qualquer responsabilização. Um exemplo? Novos loteamentos no Jardim Iguaçu, alguns já com várias casas em construção. 

Num deles, ainda sem residências, abriram-se ruas novas e os operários que ali trabalharam, provavelmente, jogaram garrafas, copos, latas de tinta e tudo mais. Além de pneu, um dos recipientes preferidos do mosquito, que ali pode se acomodar com todo o conforto.

Eis o resultado da falta de educação e de conhecimento sobre a dengue. Foto Patrícia Iunovicho

É inverno e a tendência é de redução do número de casos de dengue. Mas é um inverno que promete ser mais quente que a média histórica. Isto é, o mosquito agradece. Há também previsão de chuvas acima da média histórica para o inverno. O mosquito vibra de alegria!

Tem que denunciar quem joga esse tipo de lixo, tem que denunciar onde existe lixo do gênero e tem que contribuir pra limpar, quando for possível.

Como não choveu ainda, o pneu está seco sob  o belo sol da manhã. Casa perfeita pro mosquito. Foto Patricia Iunovich

Epidemia

Pelos números mais atuais divulgados setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu, a cidade já contava, na semana passada, com 7.711 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais 1.345 foram confirmados.

Com isso, superou Londrina, que vinha liderando o número de casos de dengue. Aliás, vale lembrar que Foz registrou uma morte por dengue, no último dia 29. Foi uma mulher de 69 anos, do bairro Cidade Nova, que ficou mais de 50 dias internada no Hospital Municipal.

Estatisticamente, Foz do Iguaçu está em situação de epidemia de dengue. São mais de 800 casos para cada 100 mil habitantes, quando bastam 300 para caracterizar epidemia.

Também estão em epidemia os municípios de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Missal. 

Em todo o estado, 70 das 399 cidades estão com epidemia. O número de casos confirmados de dengue no Paraná é de 15.396, com 17 mortes resultantes da doença.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.