Moradores de Puerto Iguazú arrumam calçadas pra menina de “ossos de cristal” ir à escola

Ela tem osteogênese imperfeita, que se caracteriza principalmente pela fragilidade dos ossos.

Apoie! Siga-nos no Google News

As calçadas nos bairros de Puerto Iguazú, quando existem, são precárias. Talvez situação até um pouco pior que em Foz do Iguaçu. Agora, imagine como é para uma pessoa com ossos frágeis caminhar com ela.

É o caso de Milagro Díaz, a Mili, uma menina que é vítima da doença osteogênese imperfeita, também conhecida como "ossos de cristal" ou "ossos de vidro". A doença torna frágeis os ossos, que podem se romper facilmente.

Mili quer estudar e existe uma escola a poucas quadras de sua casa. Mas como ir até lá quando não há calçadas e as ruas são empedradas, daquele tipo que até uma pessoa qualquer enfrenta dificuldades para andar?

Com a solidariedade dos vizinhos, este "milagro" vai acontecer. A vizinhança cansou de pedir asfalto e melhorias nas ruas do bairro Santa Rosa, mas, como isso não aconteceu, todo mundo pôs mâos à obra.

Com muito esforço, eles estão construindo e, em alguns casos, melhorando os acessos de suas casas, por onde Mili poderá passar rumo à escola, quando as aulas voltarem. É o grande sonho da vida dela, voltar a cursar a escola secundária Bop 89.

A cruzada "Todos por Milagro Díaz (Mili)" vai permitir que, finalmente, a menina possa sair de casa, sem risco de quebrar algum de seus frágeis ossos.

Uma das vizinhas de Mili, Elida Maidana, é uma das pessoas que há muito tempo insiste com a Prefeitura para que melhore as ruas. Houve até um vereador que se comprometeu com a causa,.

Hoje, emocionada, ela diz que os vizinhos estão trabalhando e que a municipalidade, finalmente, também virá dar uma mãozinha para melhorar o local e a vida da menina de "ossos de cristal".

A doença

Há pacientes que têm ossos quebrados centenas de vezes ao longo da vida. Foto Alerj

A osteogênese imperfeita, conhecida popularmente como doença dos ossos de vidro ou de cristal, é uma patologia rara de causa genética, caracterizada principalmente pela fragilidade dos ossos do paciente.

Genes defeituosos afetam o modo como o corpo produz colágeno, uma proteína que ajuda a fortalecer os ossos.

A condição pode ser leve, com apenas algumas fraturas durante a vida da pessoa afetada, mas, em casos mais graves, pode envolver centenas de fraturas que ocorrem sem causa aparente.

Os tratamentos incluem medicamentos de fortalecimento dos ossos, fisioterapia e cirurgia ortopédica.

"Corpo fechado"

No cinema, os "ossos de vidro" foram mostrados no filme "Corpo Fechado", que abriu uma trilogia.

Nele, que tem Bruce Willis como uma espécie de super-herói, o ator Samuel L. Jackson interpreta Elijah Price.

Elijah é um estranho vilão, que tem justamente a doença dos "ossos de cristal".

Vale a dica para a trilogia do reitor M. Night Shyamalan ("Corpo Fechado", "Fragmentado" e "Vidro").

Dos três, o mais fraco é "Fragmentado").

Fontes: El Territorio e pesquisa

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.