Morre Irineu Basso, pioneiro de Foz do Iguaçu

Faleceu nesta sexta-feira (17), o pioneiro iguaçuense Irineu Basso. A informação foi confirmada pela filha, Lígia Basso: “É com imensa dor e tristeza que informamos o falecimento do nosso amado pai, avô e bisavô, Irineu Basso”.

Apoie! Siga-nos no Google News

Faleceu nesta sexta-feira (17), o pioneiro iguaçuense Irineu Basso. A informação foi confirmada pela filha, Lígia Basso: “É com imensa dor e tristeza que informamos o falecimento do nosso amado pai, avô e bisavô, Irineu Basso”.

“Nossa família compreende o não comparecimento de seus amigos na cerimônia onde ele será velado, devido à quarentena de isolamento social para a contenção da pandemia. Na sequência informaremos o horário do velório”, completou Lígia.
 

VEJA também
Irineu Basso: “Aqui eu nasci, aqui estou e aqui vou ficar até o fim”

Homenagem da Guatá, com resgate de entrevista concedida em 1993.

 

O velório do pioneiro será na Loja Manoel Ribas, com horário ainda a ser definido. Em função da Pandemia do novo Coronavírus, a presença deverá ter algumas restrições.

Biografia
Em 2007, quando o município completou 93 anos, a Câmara de Vereadores fez uma sessão especial em homenagem a Irineu Basso e outros pioneiros iguaçuenses. Na ocasião, seu Irineu destacou o ato e a homenagem em rever muitos que há tempos não via.

“Aqui estou reencontrando diversos amigos antigos que também são pioneiros, então este dia aqui é um dia que não vou esquecer nunca. Nasci em Foz do Iguaçu, que era uma cidade nos anos 40 muito agradável, quando ainda criávamos animas em casa. Sinto muita saudade desta época, mas o progresso teve que acontecer. Meu pai era comerciante, foi o fundador da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu e do Sindicato Rural. Então a minha família trabalhou muito para o progresso do município”, contou.

Irineu Basso era casado com dona Iolanda, que faleceu em 2012, e filho de Pedro e Assunta Maria Basso, família que chegou em Foz do Iguaçu em 1934 e começou a tocar uma pensão que recebia principalmente turistas argentinos.

Depois a família abriu um estabelecimento comercial que vendia de tudo, até abrir o Cine Star, em 1951. A lendária sala de exibição de filmes na Avenida Brasil sobreviveu até 1980, em frente à Travessa Oscar Muxfeldt.

Em um registro da jornalista Elaine Rodinski Mota Mello, para a edição nº 12 da Revista Cabeza, de julho de 2003, Irineu Basso contou que na época da inauguração, praticamente toda população de Foz do Iguaçu cabia dentro do cinema.

A jornalista Cris Loose, amiga da família, prestou uma homenagem ao pioneiro, reproduzida na íntegra abaixo:

“O “indomável” descansou. Foi almoçar com os velhos amigos em outro plano. Tomara que tenha a “parmeggiana” que ele tanto gostava por lá.
.
Seu Irineu Basso e tudo e todos que envolvem a figura dele são os melhores presentes que a vida me deu. Costumo dizer que foi a herança que meu velho me deixou.
.
Seu Irineu falava do meu pai, dos meus tios… o “indomável” falava de todo mundo. E comia bem. Não sabia cozinha nadica, mas tinha que ficar vistoriando as panelas dos outros. Sabia dos melhores lugares para comer (…. poutzzz… era como ele elogiava) e reclamava de um outro tanto.
.
Reclamava quando a gente não ía visitá-lo, inventava desculpas para ir de lá pra cá, e quando ficava de saco cheio, ía para casa ou mandava todos pra casa.
.
Seu Irineu, não vamos mais encontrar aquele bilhete escrito “Já volto” na varanda da sua casa. Mas vamos continuar falando e lembrando do senhor, seja na Boca-Foz Irineu Basso, seja nos almoços ou nos nossos encontros.
.
Descanse, “Indomável”. Fique em paz. Obrigada por ter feito parte da nossa história história e das nossas vidas.
Beijo, véio!
.
Pra todos nós que já estamos com saudades, força! Lígia Basso, Rosan Basso, Irineu Basso, Rogério… força! Estamos longe, mas estamos todos com vocês.”

 

CabezaNews

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.