Não subestime a dengue

Por ser tão antiga e frequente, muitas pessoas subestimam a dengue. Como se fosse algo de convivência inevitável.

Apoie! Siga-nos no Google News

* Luciana Ribeiro I OPINIÃO

Por ser tão antiga e frequente, muitas pessoas subestimam a dengue. Como se fosse algo de convivência inevitável. Dá impressão de não ser tão importante ou séria assim. Muita gente não sabe, mas a dengue é uma doença causada por vírus. O mosquito não adoece com o vírus, apenas o transmite. Atualmente, são conhecidos cinco sorotipos virais, todos capazes de provocar a dengue hemorrágica – versão mais grave da doença.

Em 2014, estimava-se em 390 milhões o número de pessoas infectadas a cada ano. Estima-se que atualmente 2,5 bilhões de pessoas estejam sob o risco de infecção em todo o mundo (Luz PM, Vanni T, Medlock J, Paltiel AD, Galvani AP. Dengue vector control strategies in an urban setting: an economic modelling assessment. Lancet. 2011;377(9778):1673-80.). 

A urbanização não controlada que se expandiu a partir da segunda metade do século 20 favoreceu o crescimento da dengue. A falta de saneamento básico nas cidades, a aglomeração de pessoas e o acúmulo de lixo favorecem a enorme proliferação do mosquito. Também a degradação ambiental tem causado alterações microclimáticas favorecedoras de vetores e de abrigos para o mosquito.

A OMS classifica a dengue em dois tipos: complicada e grave (hemorrágica). Ou seja, não é apenas uma doencinha leve que possa ser deixada para lá. Dengue mata.

 

* Luciana Ribeiro é professora doutora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e bióloga.
_________________________________
 

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail  portal@h2foz.com.br

 

LEIA MAIS

Os efeitos devastadores da dengue

Não dá pra relaxar, mas epidemia de dengue em Foz dá sérios sinais de "esgotamento"

Epidemia de dengue em Foz: 4.334 casos confirmados, 19.287 notificações e 3 mortes

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.