Nova testagem ampliada para covid-19 em Foz terá de 800 a mil exames 

Prevista para acontecer nesta semana, ação dá um ‘retrato epidemiológico’ para nortear estratégias de combate à doença.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler

O serviço público de saúde de Foz do Iguaçu fará nova testagem ampliada para detectar a covid-19. Previsto para acontecer nesta quarta e quinta-feira (14 e 15), o inquérito sorológico, como essa ação é chamada tecnicamente, deverá examinar de 800 a mil pessoas. 

A informação é do coordenador médico do comitê municipal de enfrentamento à covid-19, Luiz Fernando Zarpelon. Ele foi entrevistado no programa Marco Zero, produção do H2FOZ e da Rádio Clube FM. O profissional da saúde também fez uma análise sobre a evolução da doença na cidade e acerca das medidas de controle e prevenção. 

Assista à entrevista:

As testagens estão previstas para acontecer a cada 15 dias. A primeira delas, feita em 29 e 30 de abril, aplicou 800 exames de forma aleatória, em diversas regiões da cidade. A análise detecta a presença de anticorpos nas pessoas, demonstrando que elas já tiveram contato com a covid-19, mas que não estão doentes. 

"Com a repetição da testagem, vamos observar qual foi o crescimento que nós tivemos nesse período [na comparação com os resultados dos exames ampliados realizados no final de abril]. Isso nos permite estabelecer qual é o modelo de predição, o comportamento da doença em Foz do Iguaçu", frisou. 

O médico explicou que a testagem é uma forma de "retrato epidemiológico" fundamental para a sociedade e o poder público. Ela permite avaliar e estabelecer novas estratégias e políticas públicas, como afrouxar ou intensificar as medidas de distanciamento social. 

Segundo Zarpelon, o primeiro inquérito sorológico resultou em 754 exames válidos. "Com o resultado, estimamos que em 15 de abril – a doença leva de sete a 15 dias para se manifestar – a cidade possuía 344 pessoas que haviam tido contato com o vírus, mas que já estavam recuperadas", ressaltou.

Os testes são aplicados na população por enfermeiros habilitados pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Municipal de Saúde, de acordo com a Prefeitura de Foz do Iguaçu. 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.