Novo vídeo mostra três onças no Parque Nacional do Iguaçu

Conforme os técnicos, Atiaia, uma das fêmeas de onça-pintada da unidade de conservação, passeia com seus filhotes. Assista.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Assesssoria

Lilian Sierich, moradora de Foz do Iguaçu, viveu um dia pra lá de especial no Parque Nacional do Iguaçu, na quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019. Ela teve a oportunidade de registrar o passeio de três onças-pintadas. Lilian atua como guia de turismo na cidade de Foz do Iguaçu. Praticamente todos os dias da semana, ela guia turistas no Patrimônio Natural da Humanidade e sua grande atração, as Cataratas do Iguaçu.

Há 15 anos na profissão, Lilian disse que viveu o seu dia mais feliz como guia de turismo. “Eu vi um desfile de onças na minha frente. Os passageiros, todos do Canadá, falavam comigo e eu estava delirando de tanta emoção. Foi uma sensação incrível. Todos os dias eu entrava no parque prestando atenção por todos os lados. Mas ontem, quando eu estava transportando os passageiros dentro do Parque, eu não estava procurando a onça. Ficamos todos muitos felizes com a surpresa”.

O aumento de onças-pintadas, registrado cotidianamente no parque, apontam para o equilíbrio ambiental. O animal é considerado de topo da cadeia alimentar. O que isto significa? “Se aumenta a população de onça é sinal que o ambiente está equilibrado.  O parque está com os seus serviços ecossistêmicos perfeitos”, explica Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu.

Vale destacar que um dos últimos redutos das onças-pintadas – , Panthera onca, nome científico -, no Brasil está no Parque Nacional do Iguaçu, que abrange uma área de  185 mil hectares. A unidade é considerada uma referência internacional na conservação da biodiversidade e no turismo sustentável, recebeu no último ano, cerca de 1 milhão e 900 mil visitantes de 169 países.

Assista ao vídeo de Lilian Sierich:

 

Alerta de lindeza!

Olha que lindo o vídeo da guia e Amiga da Onça Lilian Sierich! A Lilian recebeu este presentão esta semana, teve um encontro com nossa Atiaia e seus filhotões. É para morre de amor, né não? A Atiaia é uma das fêmeas de onça-pintada do Parque Nacional, e em julho foi observada pela primeira vez com três filhotes. Estamos acompanhando estes animais através de armadilhas fotográficas e também através dos registros feitos pelos Amigos da Onça, que são nossos parceiros e “multiplicam nossos olhos”. Os Amigos da Onça desempenham um papel super importante no monitoramento das nossas onças. Neste vídeo só aparecem dois filhotes, mas a Lilian observou os 3. Nem sempre a Atiaia é vista com os três, e as vezes é registrada sozinha. Os 3 filhotes estão se desenvolvendo lindamente, ao lado desta onça fantástica que á a Atiaia. #LoucosPorOnças #Atiaia #AtiaiaEFilhotes

Posted by Projeto Onças do Iguaçu on Thursday, February 14, 2019

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.