Novos guias de turismo em Foz fazem formatura drive-thru

Profissionais que concluíram o curso do Colégio Agrícola receberam certificados dentro do carro. 

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler 
 
A entrega dos certificados de conclusão do curso foi uma experiência nova para 24 guias de turismo formados pelo Colégio Agrícola Estadual Manoel Moreira Pena, seus familiares e professores. A solenidade, nessa sexta-feira, 24, ocorreu dentro de carros, no formato drive-thru, devido à covid-19.

A formatura simbólica foi no estacionamento da instituição de ensino, acompanhada de carreata. Professores e integrantes da direção do colégio celebraram a conquista de seus alunos com cartazes de homenagem; familiares acompanharam os formandos nos veículos.

O comboio de automóveis e motos seguiu por vias urbanas da cidade, como as avenidas General Meira e Felipe Wandscheer. Também contou com passagem pela feira dos profissionais de turismo instalada no calçadão da Rua Barão do Rio Branco, no centro de Foz. 

Os novos profissionais têm idade entre 20 e 47 anos e concluíram o Curso Técnico em Guia de Turismo em um ano e meio, sem pagar nada, já que o estabelecimento educacional é público. Eles estão habilitados a atuar como guias de turismo regional, com acesso à carteira profissional emitida pelo órgão responsável. 

Formandos registram o momento na Praça da Paz, no centro – foto Colégio Agrícola 

Diretor pedagógico do Colégio Agrícola, Reginaldo Rodrigues Vicente explica que as aulas iniciaram presencialmente, mas o curso precisou ser concluído por meio de educação a distância. “Concluir esse curso representa para os alunos a resiliência de buscar ser melhor como ser social e profissional”, reflete. 

Para o educador, terminar o curso precisando enfrentar o desafio de uma pandemia tem um significado diferente das demais formaturas. “Representa a capacidade de ressignificação”, aponta, pois os estudantes tiveram de adaptar-se e flexibilizar-se para apreender a partir de novas ferramentas.  

“Poder fazer esta formatura significa honrar todo o esforço desses formandos, pois dedicaram um ano e meio, deixaram família e compromissos para estudar.”

“Poder fazer esta formatura significa honrar todo o esforço desses formandos, pois dedicaram um ano e meio, deixaram família e compromissos para estudar”, enfatiza Reginaldo. “Para a escola, essa formatura significa poder mostrar que somos capazes de superar este momento, crescer como sociedade e evoluir como seres humanos”, expõe. 

De moto, novos profissionais recebem o certificado de conclusão de curso – foto Colégio Agrícola 

Arranjos 

O protocolo de segurança sanitária para a formatura simbólica foi aprovado pelo comitê local de combate à covid-19, relata Reginaldo Rodrigues Vicente. Segundo ele, foram adotadas medidas de distanciamento entre as pessoas, uso de álcool gel e máscaras e as becas foram esterilizadas. Apenas um fotógrafo da instituição estava autorizado a fazer os registros. 

Próxima turma

Nova turma do Curso Técnico em Guia de Turismo do Colégio Agrícola está prevista para ser aberta nos próximos meses, via processo de seleção, e o início das aulas será em fevereiro de 2021. O edital é divulgado nos canais do colégio. Interessados podem solicitar inclusão no grupo de WhatsApp (3523-1332), que divulga somente informações institucionais, para acompanhar as notícias do curso.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.