Oásis urbano no meio da cidade de Foz cuidado por moradores

Esse lugar existe e é aberto ao público; bosque está conectado à mata ciliar e ao Rio Boicy.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler. Fotos: Marcos Labanca

Árvores nativas preservadas, palmeiras, flores, plantas frutíferas e um grande, aparado e bem cuidado tapete de grama. Muito ipê, símbolo de Foz do Iguaçu. Essa natureza toda ainda está conectada à mata ciliar e às águas do Boicy, um dos principais rios urbanos do município.

Esse oásis existe, é aberto ao público e fica bem no meio da cidade, na região do Conjunto Libra e Campos do Iguaçu. O bosque, com cerca de 120m x 60m é cuidado por moradores que vivem – e desfrutam, certamente – próximo à área verde, sempre visitada por pessoas de outros bairros.

Tudo começou há cerca de dez anos, por iniciativa do pastor Moisés Borba, que plantou as primeiras mudas de plantas e a grama, que era retirada em pequenas touceiras de outras áreas. O religioso mora em frente ao pedaço de reserva pública, antes tomado pelo matagal e pés de bananeira.

Bosque no meio da cidade está conectado ao Rio Boicy e sua mata ciliar.

“É gratificante ter um espaço como esse aberto para o público, com muito verde, ar puro e contato com a natureza”, declara Moisés. “O rio também ganha muito, pois antes jogavam lixo e resto de construção nessa área. O material poluía as águas do Boicy”, rememora.

O bosque público é visitado diariamente por pessoas de todas as idades, conta. Nos finais de semana, o lugar é cenário disputado para fotografias e produções. Mulheres grávidas, pais e mães com filhos pequenos e noivos registram seus momentos em meio à natureza.

Área de muito verde e ar puro é cuidada pelos moradores próximos.

Cuidado por muitos, aberto a todos

Conforme Moisés Borba, a manutenção do bosque é feita periodicamente sempre pelo mesmo jardineiro. Ele faz podas, corta a grama e cuida das plantas. O custo do serviço é rateado entre os vizinhos, que também mantêm coletivamente uma máquina que ajuda no trato.

Moisés Borba – "É gratificante ter um espaço como esse aberto para o público".

“Quando a chuva é escassa, fazemos a irrigação usando a água de uma vertente, com uma bomba e energia elétrica da minha casa”, diz Moisés. “A água se renova rapidamente. Quanto mais usamos para cuidar das plantas e da grama, mais água flui”, expõe.

O morador conta que as plantas vêm de vários lugares. “São doações, mudas que fazemos, espécies que buscamos no horto municipal. Algumas vieram de Toledo e Santa Rita, no Paraguai, trazidas durante viagens que fiz com meus familiares”, explica o pastor.

Coloridas e perfumadas, as flores são abundantes no bosque.

Cuidador do bosque, Moisés Borba orgulha-se de cada pedacinho do oásis e lembra com orgulho os 13 pés de ipê que plantou, que mediam não mais do que 30 centímetros, deixando um recado de cidadania. “Se cada um fizer a sua parte, um pedacinho só, teremos uma cidade muito melhor.”  

Verde ao redor da selva de pedras

O bosque público fica a poucos metros do Rio Boicy, entre duas das principais e mais conhecidas vias da região do Conjunto Libra e Campos do Iguaçu: a Tibagi de um lado e a Pôr do Sol de outro.

Bosque

Feliz da vida, lagarto toma banho de sol às margens do Rio Boicy.
Imponentes, árvores nativas “enfeitam” o oásis urbano.
Uma majestosa araucária se levanta em meio ao verde urbano.
As muitas árvores são atrações para pássaros de várias espécies.
Flores em todas as estações tornam o ambiente ainda mais agradável.
 “Tapete” verde convida para horas agradáveis e tranquilas
Ao entardecer, o sol torna cenário mais bonito e iluminado. 

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.