H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Onça-pintada: símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade

Onça-pintada: símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade
A onça-pintada se tornou o símbolo da conservação da biodiversidade no Brasil   (Foto: Divulgação )

Artigo da equipe do projeto Onças do Iguaçu

O dia 29 de novembro foi escolhido pelo Brasil para ser o dia Nacional da Onça-pintada. Uma data para unir esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural desta espécie que se tornou símbolo da conservação da biodiversidade de nosso país. 

A realização do sonho de festejar e atrair especial atenção para a espécie em uma data comemorativa foi concretizada a partir da Portaria Ministério do Meio Ambiente em 8 de 16 de outubro de 2018. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP/ICMBio) e o Projeto Onças do Iguaçu trabalharam junto com o Ministério do Meio Ambiente para que isso acontecesse.  

O papel de liderança que o Brasil vem exercendo nos esforços de conservação da espécie impulsionaram, a data comemorativa escolhida, para o nível internacional. No dia 20 de novembro, durante a Conferência entre as Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP14) que está sendo realizada em Shram El-Sheik no Egito, organizações não governamentais e países de ocorrência da onça-pintada declararam o dia 29 de novembro o Dia Internacional da Onça-pPintada, seguindo a inciativa do governo brasileiro. 

Isso significa que nos 18 países em que a espécie ocorre teremos comemorações com foco na conservação da onça-pintada. Ou seja, vamos integrar ainda mais as nações que querem conservar essa magnífica espécie. E os esforços não param por aí, ainda durante a conferência foi apresentado um plano de ação global para a conservação da espécie (Roadmap Jaguar High 2030), sendo que vamos trabalhar em conjunto para assegurar a preservação de 30 unidades de conservação prioritárias e o estabelecimento de corredores de conectividade. 

Assista ao vídeo do projeto Onças do Iguaçu em que Atiaia e seus três filhotes passeiam no Parque Nacional do Iguaçu:

 
Passeio da onça Atiaia e seus três filhotes no Parque

Neste final de semana, a equipe do Parque Nacional do Iguaçu que faz a análise das câmeras exclusivas para monitoramento de onças, encontrou uma cena fantástica da ilustre moradora do parque, a Atiaia e seus três filhotes. O passeio registrado no vídeo ocorreu provavelmente no dia 21 de novembro. As imagens são do Projeto Onças do Iguaçu ⏰ Receba notícias no seu WhatsApp. http://bit.ly/h2fozap

Posted by H2FOZ on Monday, November 26, 2018

De acordo com o Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, “o Brasil está totalmente comprometido com a conservação do jaguar em nosso país. Para aumentar o envolvimento do público e promover ações integradas de conservação, nós criamos o Dia Nacional da Onça”. O grande lançamento do “agora” Dia Internacional da Onça será no Parque Nacional Iguaçu, no Paraná. 

E não é por acaso. É na fronteira entre Brasil-Argentina e Paraguai que um grupo de pesquisadores deu um passo pioneiro nas ações integradas (transfronteiriças) de pesquisa e conservação da espécie. Iniciativa que mereceu reconhecimento por parte da Nações Unidas durante o evento Jaguar High 2030 realizado na sede da ONU em Nova Iorque em março deste ano. 

O esforço integrado destes países resultou na recuperação da população de onças pintadas no que chamamos de Corredor Verde, região que compreende a bacia do Alto Paraná. Saltamos de uma população efetiva estimada em 50 indivíduos em 2008 para os atuais 100 indivíduos. O projeto Onças do Iguaçu e o Proyecto Yaguareté (Argentina) trabalham em uma parceria linda e produtiva pela conservação das onças-pintadas na região. Sim, temos bastante para celebrar. 

É uma grande conquista, mas os esforços não podem parar. Para a região, nossa meta é atingir 250 indivíduos até 2030.  Além da cerimônia oficial que ocorrerá no Auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu no dia 29 de novembro, às 18h30, onde será lançada oficialmente a data, teremos uma grande “Festa da Onça” nos dias 1 e 2 de dezembro, das 9h30 às 17h00, no Porto Canoas (Parque Nacional do Iguaçu), com exposição sobre as onças-pintadas, exposição de arte sobre a onça-pintada, brincadeiras, pinturas e muito mais. Queremos bater um super papo sobre onças-pintadas. 

Venha comemorar com a gente o dia deste gato fantástico que temos o orgulho e honra de ter em nossas matas. Vamos juntos cuidar das nossas onças? Vem, gente! #LoucosPorOnças