Operação contra pedofilia na internet cumpriu dois mandados em Foz do Iguaçu

No Paraná, foram nove mandados em oito cidades. Cinco homens foram presos.

Apoie! Siga-nos no Google News

ANPr

A força-tarefa que combate crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na internet cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (28), além de outros sete em Curitiba, Arapongas, Cambé, Cascavel, Campo Mourão, Paranavaí e São José dos Pinhais.

A operação "Luz na Infância 4", força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi desenvolvida em 26 estados e no Distrito Federal. 

No Paraná, o resultado da operação, que envolveu 65 policiais civis, foi a prisão em flagrante de seis pessoas, todos homens com idades entre 23 e 53 anos. Eles estavam de posse de materiais ilegais, como fotos e vídeos de crianças e adolescentes em sitação de exploração sexual.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em oito cidades do Paraná. Foto Polícia Civil

Novas buscas

Segundo o delegado coordenador da operação no Paraná, José Barreto de Macedo Júnior, as investigações prosseguirão para encontrar outros envolvidos que tenham compartilhado o material ou até mesmo abusado sexualmente de crianças.

“A partir desse momento as investigações continuam para apurar o envolvimento de demais pessoas com o crime”, afirmou o delegado. E não só isso, acrescentou Macedo, “porque também encontramos crianças, geralmente parentes dos alvos, nas residências, as quais serão encaminhadas para unidade especializada nesse tipo de crime para serem ouvidas por um psicólogo, com o intuito de averiguar se além do armazenamento do material pornográfico infantil, também não houve abuso”.

Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça, com base em informações coletadas em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e material criminoso.

As prisões foram em flagrante, quando no computador havia imagens de crianças e adolescentes em situação de exploração sexual. Foto Polícia Civil

Esse conhecimento produzido foi repassado às polícias civis – em especial às delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e de repressão a crimes informáticos – que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais mandados de busca e apreensão.

As ações simultâneas mobilizam um efetivo de mais de 1,5 mil policiais em todo o país. A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Inteligência e a Diretoria de Operações, ambas vinculadas à Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça. 

Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (adido da polícia na embaixada), oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as quatro fases da Operação Luz na Infância.

Até o final da manhã desta quinta, mais de cem pessoas haviam sido presas, em todo o Brasil,

Já são onze

A Polícia Civil do Paraná já havia promovido uma operação independente nos mesmos moldes, com investigações exclusivas da corporação, no dia 19. 

Na ocasião, foram presas cinco pessoas. Isso dá um total de 11 presos em menos de dez dias por crimes relacionados à pedofilia na internet, no Estado.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.