H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Operação prende 80 pessoas e apreende 1,5 mil kg de drogas

Operação prende 80 pessoas e apreende 1,5 mil kg de drogas
Operação Esforço Integrado mobiliza várias forças de segurança pública (Foto: Divulgação )

Oitenta pessoas foram presas e quase 1,5 tonelada de drogas apreendidas pela Operação Esforço Integrado. A ação na região da fronteira também apreendeu 128 veículos, armas, munições e mercadorias contrabandeadas. O balanço parcial foi divulgado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp). A ação teve início neste mês de junho e abrange 139 municípios do Oeste paranaense.

A operação é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e acontece no Paraná e em outros 10 estados do país com o objetivo de reforçar a segurança em toda a área de fronteira. É uma das iniciativas em andamento para promover maior integração entre as forças de segurança nacionais, estaduais e municipais.

O Estado do Paraná tem 208 quilômetros de fronteira com o Paraguai e 230 quilômetros com a Argentina, abarcando em sua faixa de fronteira uma população de 5,5 milhões de habitantes. Estima-se que ao longo do Rio Paraná e do Lago da Usina de Itaipu haja mais de 300 portos clandestinos, facilitadores para a entrada de produtos ilícitos no Brasil.

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, acompanhou o início da Operação Esforço Integrado, na semana passada, em Foz do Iguaçu, e destacou a importância de aumentar a presença das forças de segurança na região da fronteira. “É mais uma ação que se soma às medidas que adotamos para ampliar as atividades de segurança no Paraná”, disse.

O patrulhamento da região de fronteira está sendo feito com apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), legado da Copa do Mundo de 2014, que está atuando linkado com o Centro Integrado de Comando local e o nacional.

Participam da Operação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do Paraná, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Guardas Municipais, Agência Brasileira de Inteligência e Receita Federal.

Confira o resultado parcial da Operação Esforço Integrado divulgado nesta quarta-feira (27/06):

Pessoas abordadas: 24 mil

Veículos abordados: 10 mil

Prisões: 80

Apreensões de menores: 7

Veículos apreendidos: 128

Ônibus apreendidos: 2

Embarcações apreendidas: 10

Maconha: 1450 kg

Cocaína: 31,428 Kg

Haxixe: 7 Kg

Crack 1 Kg

Cigarro: 530 caixas

Armas: 6

Munições: 69

Mercadorias: 1000

(Agência de Notícias do Paraná)