Paraguai anuncia mais rigor na fronteira. Mas lojistas que moram em Foz poderão entrar em CDE

Para isso, no entanto, terão que cumprir quarentena obrigatória em um “hotel saúde”, segundo a diretora de Mirações, Ángeles Arriola.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

O ministro do Interior do Paraguai, Euclides Acevedo, visitou Ciudad del Este no domingo, 31, e anunciou que o controle da fronteira será mais rigoroso, devido ao aumento de casos de contágio comunitário e sem nexos no departamento de Alto Paraná, nos últimos dias.

Segundo o jornal ABC Color, o ministro teve um encontro com militares na Base Aérea Naval e, depois, também se reuniu com autoridades policiais.

A intenção é fazer um trabalho coordenado entre militares, policiais, promotoria e outras instituições públicas, para evitar a entrada ilegal de pessoas, principalmente pelo Rio Paraná.

O jornal Última Hora informou que o ministro Euclides Azevedo negou que haverá um isolamento de Alto Paraná, devido aos casos de novo coronavírus, conforme boatos que circularam na região.

"Somos contra este rumor irresponsável. Viemos para garantir a abertura comercial de Alto Paraná", afirmou.

Na semana passada, lembrou o jornal, autoridades do Ministério de Saúde Pública emitiram alerta sobre focos de transmissão localizada de covid-19 em Alto Paraná e risco de uma maior circulação do vírus na comunidade.

Acesso a comerciantes

A diretora de Migrações do Paraguai, Ángeles Arriola, que também esteve em Ciudad del Este junto com o ministro, disse que empresários que moram em Foz do Iguaçu e têm lojas no Paraguai estão autorizados a entrar no país, porque precisam pagar os salários de seus empregados. Mas, para isso, terão que cumprir quarentena obrigatória em "hotéis saúde".

"Vamos documentar a entrada deles (empresários), porque têm que cumprir quarentena em um hotel saúde; podem entrar, têm que vir pagar salários ao pessoal, (mas) com a supervisão da Saúde Pública", disse Arriola.

Segundo a diretora de Migrações, seria incoerente, no momento em que o governo busca a reativação econômica de Alto Paraná, impedir o ingresso dos comerciantes.

Empresários detidos por entrar ilegalmente no Paraguai, pelo Rio Paraná. Foto Edgar Medina, Última Hora

No final de semana, lojistas libaneses e brasileiros entraram no Paraguai de barco e foram detidos pela Polícia Nacional em Ciudad del Este. Eles vão responder a processos por descumprirem o decreto que fechou as fronteiras paraguaias. Todos moram em Foz do Iguaçu e têm comércios do outro lado da fronteira.

 

 

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.