Paraguai lidera ranking da informalidade na região. E tem o pior índice de capital humano, segundo Banco Mundial

Em informalidade, o Paraguai está na 71ª posição no ranking mundial. E em produtividade futura dos trabalhadores, na 90ª.

Apoie! Siga-nos no Google News

Do Última Hora

O Paraguai está entre os países com o maior nível de trabalhadores na informalidade, aponta estudo do Banco Mundial.

Entre os países vizinhos, é o que está mais baixo no ranking mundial, na 71ª posição. Bem pior que o Brasil, que está em 36º lugar. 

Não por acaso, o Banco Mundial também coloca o Paraguai como o pior da América do Sul no índice de capital humano (o ranking não inclui Bolívia e Venezuela).

Este índice mede a quantidade de capital humano que uma criança nascida em 2018 pode esperar conseguir no momento em que terminar o ensino secundário, tendo em conta os riscos de saúde e educação publica deficientes.

"Mede a produtividade da próxima geração de tralhadores levando em conta um ponto de referência de plena saúde e educação completa", explica o Banco Mundial.

Neste ranking, o Paraguai está em último lugar na América do Sul (em 90º no mundo). Em sétimo na região e em 81º no ranking mundial, está o Brasil. 

A melhor posição entre os países da América do Sul é a do Chile, que ficou em 45º entre os 180 países analisados. Pra completar, aparece Equador em 66º, Colômbia em 70º e Peru em 72º. 

Informalidade

O estudo do Banco Mundial informa que, nos países em desenvolvimento, "um grande número de trabalhadores realiza trabalhos de baixa produtividade, geralmente em empresas do setor informal que têm pouco aceso à tecnologia".

O estudo considera surpreendente o fato de que o índice de informalidade tenha se mantido estável, apesar do crescimento econômico e da natureza mutatória do trabalho.

"A informalidade e a falta de proteção social para os trabalhadores são ainda os motivos de preocupação mais urgentes para as economias emergentes", analisa o Banco Mundial.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.