Paraguaios que estavam na Ponte da Amizade já estão em quarentena no Paraguai

Os cerca de 65 paraguaios foram levados nesta quinta (2) à noite, de ônibus, para um quartel em Mariano Roque Alonso, perto de Assunção.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

 

"Por questões humanitárias", segundo o ministro de Assuntos Internacionais da presidência, Federico González Franco, o governo do Paraguai permitiu que os 65 paraguaios acampados na Ponte da Amizade voltassem ao país, na noite desta quinta-feira, 2.

 

Da mesma forma, será permitido o retorno de outro grupo de 47 paraguaios residentes en Montevidéu, no Uruguai, que perderam seus empregos e se encontram em situação de vulnerabilidade social, noticia o jornal Última Hora.

O ABC Color, por sua vez, informa que os paraguaios que estavam na Ponte da Amizade foram levados de ônibus ao município de Mariano Roque Alonso, próximo a Assunção, onde chegaram na madrugada desta sexta-feira, 3.

Eles vão cumprir a quarentena obrigatória em um quartel do Exército, antes de regressarem para suas casas.

O ministro Federico González Franco disse que o governo considerou que a situação deles iria ficar pior a partir de agora, com a queda das temperaturas, e ainda porque no grupo há cinco crianças.

Os paraguaios que estão no Uruguai também chegariam na madrugada desta sexta-feira, vindos num avião da Força Aérea Uruguaia.

González Franco, segundo o Última Hora, disse que o governo continuará analisando outros casos, já que há cerca de mil paraguaios no exterior que pretendem voltar. Cada caso será analisado, considerando as condições em que estão os compatriotas, de acordo com o minisro.

O governo paraguaio fechou totalmente as fronteiras no dia 24 de março, com previsão de reabertura apenas no dia 13 de abril.

O Paraguai decretou quarentena no dia 11 de março até 12 de abril. O país está agora com 92 casos de covid-19, conforme o último boletim. Três pessoas morreram. O Paraguai continua sendo o país com menor número de casos na América do Sul.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.