Paraná não tem recurso para reposição dos servidores, afirma governador

Ratinho Junior diz que precisa manter as contas públicas em equilíbrio.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por ADI

A lenta recuperação econômica do País e a retirada de estados e municípios da reforma da Previdência impuseram novos desafios aos governadores. Também para Carlos Massa Ratinho Junior. Mas os problemas não se resumem na administração destas situações. No Paraná, o governo enfrenta a primeira greve de servidores que reivindicam reajuste salarial. 

Em recente entrevista para a imprensa, Ratinho Junior argumenta que o estado não tem dinheiro para pagar o aumento de 4,94%, que representa  uma despesa extra de R$ 1 bilhão ao ano. Sustenta, ainda, que um reajuste neste momento desequilibra as contas públicas e coloca o Paraná acima do limite legal para despesas com pessoal.

Os argumentos são reforçados por recente relatório feito pelo Banco Mundial, que aponta que a despesa da folha do Estado com o pagamento de inativos cresceu 7% ao ano, enquanto o gasto com ativos subiu 5% ao ano. Nos dois casos, o aumento superou o desempenho da receita líquida, que ficou em 4,4%. 

O estudo avaliou dados de 2007 a 2018 e destaca que o aumento da despesa com pessoal decorreu sobretudo de reajustes salariais superiores à  inflação. Este processo resultou em uma diferença entre o que é pago no setor público e no privado na casa de 35%, quando avaliadas as mesmas atribuições.

Para completar o ciclo de notícias adversas, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado caiu 1,61% no primeiro trimestre do ano. O motivo da  queda foi a quebra de quase 16% na produção agropecuária, principalmente na última safra de soja. A redução do PIB impacta na arrecadação, que teve queda real de 4,86% no primeiro quadrimestre do ano. 

Diante desse quadro, o governador defende a necessidade de manter as contas públicas em equilíbrio. Declara que  o seu compromisso é com a solvência, com a estabilidade e integridade das finanças para atender todas as demandas da sociedade.  O governador Ratinho Junior alerta que o Paraná não tem recursos para pagar atender aquilo que os sindicatos de servidores querem e que aumentar o gasto com a folha significa o início do descontrole das contas. 

(Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná)

Saiba mais:
Greve dos servidores estaduais começa nesta terça-feira

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.