H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Parque das Aves realiza ação sobre bem-estar animal

Parque das Aves realiza ação sobre bem-estar animal
Visitantes participam da atividade (Foto: Divulgação/Parque das Aves)

O Parque das Aves realiza mais uma edição da Páscoa das Aves, uma tradição em seu calendário festivo. O evento acontece nesta quarta-feira, 28. Os visitantes têm a oportunidade de participar da atividade aprendendo sobre bem-estar animal e sua importância para as aves que habitam o parque. 

As atividades são divididas em estações ao redor do parque, abertas das 9 às 12 horas e das 13:30 às 16:30 horas, com confecção de itens de enriquecimento ambiental ao final da trilha.

“Monitores de trilha e educadores ambientais trabalham juntos para receber os visitantese falar sobre a rotina das aves que habitam o Parque das Aves e o trabalho que é feito para que elas tenham um alto grau de bem-estar”, comenta Camila Martins, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental.

As estações começam em frente à Sala de Filhotes, onde os visitantes podem aprender um pouco sobre bem-estar animal e a metodologia adotada pelo Parque das Aves para o trabalho com enriquecimento ambiental. 

Além disso, os visitantes vão conhecer de perto itens de enriquecimento ambiental utilizados nos recintos, desde pingentes de frutas e móbiles de materiais diversos, até pimenta e canela em pau, e sua importância para cada tipo de espécie e indivíduo.

Em seguida, na segunda estação, localizada em frente ao recinto do mutum-de-alagoas, o visitante poderá aprender mais sobre os enriquecimentos alimentar e social.

Visitantes conhecem a metodologia adotada pelo Parqque das Aves - foto: Divulgação 

Trabalho técnico

A penúltima estação, localizada em frente ao Periquitário, será dedicada aos enriquecimentos cognitivo, sensorial e físico. E por fim, no Espaço da Educação Ambiental, o visitante poderá recapitular tudo que viu na trilha e confeccionar um item de enriquecimento temático de Páscoa. Além disso, ele poderá esperar até às 11:30 ou às 15 horas para acompanhar a instalação dos objetos nos recintos.

 “Além dos visitantes terem a possibilidade de aprender um pouco mais sobre bem-estar animal e como o enriquecimento ambiental é trabalhado de maneira rigorosamente técnica no Parque das Aves, os visitantes ainda podem levar ideias que podem ser aplicadas em casa também, com seus animais de estimação”, diz Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Ação permanente

O enriquecimento ambiental não é uma atividade exclusiva dessas datas comemorativas. A prática ocorre diariamente e proporciona um alto grau de bem-estar físico e psicológico aos animais. O objetivo é fornecer estímulos sociais, físicos, nutricionais, cognitivos e sensoriais, por meio de alimentos que não fazem parte da dieta regular, itens que promovam o comportamento natural das aves na busca por alimento e itens que permitam gastar os bicos.

(Assessoria)