Parque Nacional do Iguaçu completa 80 anos com novos desafios

A data foi comemorada com bolo para todos os funcionários da unidade de conservação e convidados, teve shows musicais e contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do governador do Paraná, Ratinho Junior, entre outras autoridades. 

Apoie! Siga-nos no Google News

Por assessoria
Fotos: Marcos Labanca e Nilton Rolin

O Parque Nacional do Iguaçu completou 80 anos de criação nesta quinta-feira, 10 de janeiro. A data foi comemorada com bolo para todos os funcionários da unidade de conservação e convidados, teve shows musicais e contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do governador do Paraná, Ratinho Junior, entre outras autoridades. 

Ministro Ricardo Salles: o trabalho realizado Parque Nacional do Iguaçu é um modelo

A unidade de conservação, que abriga as Cataratas do Iguaçu, é referência na preservação da biodiversidade e no turismo sustentável. Para o ministro Ricardo Salles, o trabalho realizado Parque Nacional do Iguaçu é um modelo. “Esses 80 anos do parque e os 20 anos da concessão deram esse exemplo para o Brasil, para o mundo, de conservação, de parceria público-privada, de soluções de conservação ambiental advindas do bom sucesso da gestão eficiente”, revelou o ministro.

Destino e tendências

Ratinho Junior: melhorar a infraestrutura para o atendimento dos turistas que visitam Foz

O turismo de natureza está em crescimento e continuará crescendo nos próximos anos, apontam as principais pesquisas internacionais do setor. O governador Ratinho Junior disse que vai melhorar a infraestrutura para o atendimento dos turistas que visitam Foz do Iguaçu. “Se nós somos o segundo destino turístico de estrangeiros do país, não ter um aeroporto que desça um voo internacional, isso não é lógico, então isso tem que ser uma prioridade do estado do Paraná. Não é lógico você não ter um acesso duplicado para chegar até aqui. Precisamos criar um ambiente para atender de forma moderna o nosso turista.”

De acordo com Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, a unidade de conservação tem feito o seu papel. “Ao mesmo tempo que recebemos com qualidade quase dois milhões de visitantes, também nos orgulhamos muito de estar construindo uma agenda positiva de conservação da natureza. A prova disso é a presença cada vez maior das onças-pintadas, símbolo brasileiro de conservação da biodiversidade, que praticamente dobrou sua população dentro do parque nos últimos dez anos”, destacou. 

Visita técnica 

Adélio Demeterko (diretor Cataratas S/A, Ivan Batiston (chefe PNI), ministro ministro Ricardo Salles e Bruno Marques de Oliveira (presidente presidente do Grupo Cataratas)

O ministro Ricardo Salles fez uma visita técnica à Trilha das Cataratas com sua equipe, acompanhado dos servidores da administração do parque, ICMBio e diretores da Cataratas do Iguaçu S.A., empresa que faz a gestão da visitação turística. Na ocasião o ministro conheceu o projeto para revitalização das Trilhas das Cataratas.

O ministro reconheceu a necessidade de melhorias, gostou do zelo do parque e convocou a equipe da unidade e do ministério para acelerar os trâmites e entendimentos. 

“Nós temos que destravar os investimentos para o turismo, temos que incrementar esse turismo. Este modelo do parque é um modelo que nós queremos para o Brasil. Inclusive aqui temos que potencializar todas as oportunidades”, finalizou.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.