H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Parque Nacional do Iguaçu completa 80 anos com novos desafios

Parque Nacional do Iguaçu completa 80 anos com novos desafios
Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, a unidade de conservação tem feito o seu papel

Por assessoria
Fotos: Marcos Labanca e Nilton Rolin

O Parque Nacional do Iguaçu completou 80 anos de criação nesta quinta-feira, 10 de janeiro. A data foi comemorada com bolo para todos os funcionários da unidade de conservação e convidados, teve shows musicais e contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do governador do Paraná, Ratinho Junior, entre outras autoridades. 

Ministro Ricardo Salles: o trabalho realizado Parque Nacional do Iguaçu é um modelo

A unidade de conservação, que abriga as Cataratas do Iguaçu, é referência na preservação da biodiversidade e no turismo sustentável. Para o ministro Ricardo Salles, o trabalho realizado Parque Nacional do Iguaçu é um modelo. “Esses 80 anos do parque e os 20 anos da concessão deram esse exemplo para o Brasil, para o mundo, de conservação, de parceria público-privada, de soluções de conservação ambiental advindas do bom sucesso da gestão eficiente”, revelou o ministro.

Destino e tendências

Ratinho Junior: melhorar a infraestrutura para o atendimento dos turistas que visitam Foz

O turismo de natureza está em crescimento e continuará crescendo nos próximos anos, apontam as principais pesquisas internacionais do setor. O governador Ratinho Junior disse que vai melhorar a infraestrutura para o atendimento dos turistas que visitam Foz do Iguaçu. “Se nós somos o segundo destino turístico de estrangeiros do país, não ter um aeroporto que desça um voo internacional, isso não é lógico, então isso tem que ser uma prioridade do estado do Paraná. Não é lógico você não ter um acesso duplicado para chegar até aqui. Precisamos criar um ambiente para atender de forma moderna o nosso turista.”

De acordo com Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, a unidade de conservação tem feito o seu papel. “Ao mesmo tempo que recebemos com qualidade quase dois milhões de visitantes, também nos orgulhamos muito de estar construindo uma agenda positiva de conservação da natureza. A prova disso é a presença cada vez maior das onças-pintadas, símbolo brasileiro de conservação da biodiversidade, que praticamente dobrou sua população dentro do parque nos últimos dez anos”, destacou. 

Visita técnica 

Adélio Demeterko (diretor Cataratas S/A, Ivan Batiston (chefe PNI), ministro ministro Ricardo Salles e Bruno Marques de Oliveira (presidente presidente do Grupo Cataratas)


O ministro Ricardo Salles fez uma visita técnica à Trilha das Cataratas com sua equipe, acompanhado dos servidores da administração do parque, ICMBio e diretores da Cataratas do Iguaçu S.A., empresa que faz a gestão da visitação turística. Na ocasião o ministro conheceu o projeto para revitalização das Trilhas das Cataratas.

O ministro reconheceu a necessidade de melhorias, gostou do zelo do parque e convocou a equipe da unidade e do ministério para acelerar os trâmites e entendimentos. 

“Nós temos que destravar os investimentos para o turismo, temos que incrementar esse turismo. Este modelo do parque é um modelo que nós queremos para o Brasil. Inclusive aqui temos que potencializar todas as oportunidades”, finalizou.